O Cartório Eleitoral está finalizando os últimos ajustes nas urnas eletrônicas para que tudo esteja pronto no dia da votação em segundo turno na eleição para a prefeitura de Caxias do Sul, neste domingo (27/10), entre os candidatos Adiló Didomenico (PSDB) e Maurício Scalco (PL).
A operação comandada pelo Cartório Eleitoral é um pouco menor que a do primeiro turno, mas não deixa de passar pelos mesmos processos de verificação das urnas, por exemplo. O número de mesários também é inferior, sendo 3.288 agora, em vez de 4.621 no primeiro turno, mas a quantidade das urnas segue a mesma: 1.096, nas 1.110 seções eleitorais.
Conforme o chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, o processo da verificação das urnas é mais simples no segundo turno, mas foram realizadas a geração de mídias, carga das urnas, auditoria das urnas durante a carga, conferência dos dados e os testes de integridade e autenticidade.
— Na semana passada, a gente fez a carga, que nada mais foi do que inserir um novo pendrive com os dados dos candidatos que foram selecionados para o segundo turno e acionando o sistema de votação. Já nesta semana, nós fizemos toda a vistoria novamente, ligar, desligar a urna, verificar todos os dados de tela e estamos prontos — explicou Edson.
Além dos processos serem mais tranquilos, o número de mesários também diminuiu para esse segundo turno.
— Nós temos um número menor de mesários, pois são apenas três por sessão. Não vai ter o chamado secretário. Então, são 3.288 mesários nas seções — comentou o chefe do cartório.
Porém, Borowski salienta que o número das urnas e seções segue o mesmo.
— As mesmas 1.096 urnas que funcionaram no primeiro turno vão funcionar exatamente igual no segundo turno. Então, está tudo pronto. Sábado (26/10), a partir das 9h, vamos distribuir as urnas e domingo esperamos, de novo, uma eleição bem tranquila — destacou Edson.
Sobre os testes de integridade e autenticidade, Borowski explica que serão realizados caso alguma das urnas de Caxias seja sorteada no domingo, mas todas já passaram pelos processos de verificação nas últimas semanas.
Trânsito no Centro
O tráfego de veículos estará restrito em frente ao Cartório Eleitoral durante todo o final de semana. Os bloqueios ocorrem na Rua Garibaldi, entre a Bento Gonçalves e a Pinheiro Machado.
O acesso ao local será liberado aos residentes da rua e também para veículos que trabalharão nas eleições. No sábado (26/10), os bloqueios iniciam-se às 6h30min e seguem até as 14h. Já no domingo, no dia das eleições, o bloqueio também começa a partir das 6h30min, porém a via permanecerá com restrição de tráfego de veículos até as 22h.
Além disso, no domingo haverá passe livre no transporte coletivo do município.
O TAMANHO DA ELEIÇÃO
- Número de eleitores aptos: 347.184
- Número de urnas: 1.096
- Número de seções: 1.110
- Número de mesários para o segundo turno: 3.288