As eleições municipais de Garibaldi, conhecida como a Capital do Espumante, serão entre duas chapas majoritárias, MDB e PP, com nomes já conhecidos pela população.
Com a coligação "Estamos Juntos Garibaldi" entre os partidos PDT, União Brasil, PSD e Federação PSDB/Cidadania, o MDB vem liderando uma chapa pura com o ex-prefeito, Antônio Cettolin, que comandou a cidade em quatro mandatos (de 2001/2004 - 2005/2008 - 2013/2016 e 2017/2020). Para ser sua vice, foi escolhida a enfermeira Simone Agostini. Ela já concorreu para vereadora em 2004 e 2012 e foi secretária da Saúde de 2017 até 2020.
Já a segunda chapa é comandada pelo PP, além do PL, Republicanos e Podemos, formando a coligação "Juntos por uma Garibaldi ainda mais Feliz". O atual prefeito, Sergio Chesini (PP), concorre à reeleição. Chesini foi eleito em 2022, com 81,19%, após a chapa votada pela população em 2020, onde era vice de Alex Carniel (PP), ser cassada por crimes eleitorais pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em novembro de 2021. E para ser seu vice nessas eleições, o nome escolhido foi o irmão de Alex, Adriano Carniel (PP), que nunca concorreu e, atualmente, é empresário.
A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, decidiu não apoiar nenhuma das chapas e fortalecer sua nominata na Câmara de Vereadores.
Quem são os candidatos à prefeitura de Garibaldi
MDB - Estamos Juntos Garibaldi
- Antônio Cettolin (MDB) - candidato a prefeito.
- Simone Agostini (MDB) - candidata a vice-prefeita.
- Outros partidos da coligação: PDT, União Brasil, PSD e Federação PSDB/Cidadania
PP - Juntos por uma Garibaldi ainda mais Feliz
- Sergio Chesini (PP) - candidato a prefeito.
- Adriano Carniel (PP) - candidato a vice-prefeito.
- Outros partidos da coligação: Republicanos, PL e Podemos