Canela, com 48,9 mil habitantes, terá cinco chapas majoritárias para as eleições 2024 — uma a mais do que Caxias do Sul, com 463,3 mil moradores. Os partidos que buscam a chefia da prefeitura da Região das Hortênsias são a Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e Federação PSDB/Cidadania (coligados com o PDT). As demais chapas concorrentes são puras (com candidatos da mesma sigla). São eles PP, PL e MDB. Além disso, há uma mulher concorrendo para o cargo de prefeita e uma para vice.
A primeira chapa é da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), que apresenta o advogado Andrei Mendes de Andrades (PCdoB) para prefeito. Andrei já concorreu para vereador em 2016, em Gramado, mas não foi eleito. Para seu vice foi escolhido uma figura histórica do PT em Canela, Júlio Nogueira. Ele já concorreu à prefeitura em 2000, ficando em quarto lugar. O slogan da chapa é "Canela Merece Mais".
O PP decidiu lançar uma chapa com dois candidatos que nunca concorreram, com o slogan "Canela para Todos". No cargo de prefeito, a sigla escolheu a enfermeira Cristina Moura. Ela é mulher do ex-prefeito da cidade, Cleomar Eraldo Port, e trabalha como servidora da prefeitura de Canela há quase 12 anos. Seu vice é o administrador Moisés de Souza (PP), responsável pela Secretaria de Turismo do município em 2016.
O PL coloca na disputa o presidente da sigla municipal, Erni Schafer, concorrendo a prefeito. Erni disputou o cargo em 2016, ficando em segundo lugar. Sua vice, a empresária Carmem Cramer, nunca concorreu. A chapa deles é baseada no slogan "Gestão e Compromisso com a Nossa Gente!".
A quarta chapa é da Federação PSDB/Cidadania e PDT, que também fez uma coligação com os partidos Republicanos, União Brasil e Podemos, chamada de "Canela Vai Vencer". Para o cargo de prefeito, foi decidido pelo ex-vice-prefeito Gilberto Cezar (PSDB). Ele estava no cargo desde 2016, mas renunciou em 2023 após divergências com o atual chefe do Executivo, Constantino Orsolin. Para acompanhá-lo na chapa, Gilberto Tegner, conhecido como Tolão, concorre a vice. O candidato é do PDT e disputou eleição para prefeito em 2012, 2016 e 2020.
E a quinta chapa é do MDB, com o vereador Marcelo Savi disputando o cargo de prefeito. Ele está no seu segundo mandato no Legislativo, sendo o primeiro em 2016, e o segundo, em 2020. Já seu vice é também o vereador Luciano Melo (MDB), que está no cargo desde 2008. A sigla fez coligação com o PSD, sendo nomeada de "Canela Não Vai Parar".
Quem são os candidatos à prefeitura de Canela:
Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) — Canela Merece Mais
- Andrei Mendes de Andrades (PCdoB) - candidato a prefeito.
- Júlio Nogueira (PT) - candidato a vice-prefeito.
PP — Canela para Todos
- Cristina Moura (PP) - candidata a prefeita.
- Moisés de Souza (PP) - candidato a vice-prefeito.
PL — Gestão e Compromisso com a Nossa Gente!
- Erni Schafer (PL) - candidato a prefeito.
- Carmem Cramer (PL) - candidata a vice-prefeita.
PSDB/Cidadania e PDT — Canela Vai Vencer
- Gilberto Cezar (PSDB) - candidato a prefeito.
- Gilberto Tegner, o Tolão (PDT) - candidato a vice-prefeito.
- Outros partidos da coligação: Republicanos, Podemos e União Brasil
MDB — Canela Não Vai Parar
- Marcelo Savi (MDB) - candidato a prefeito.
- Luciano Melo (MDB) - candidato a vice-prefeito.
- Outro partido da coligação: PSD