Com o fim da janela partidária na última sexta-feira (5), a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul retoma os trabalhos nesta terça-feira (9) com novidades na sua composição. Duas caras novas serão empossadas, além da estreia da bancada do União Brasil. Além disso, será a primeira vez do Progressistas na atual legislatura com três vereadores no quadro, formando a maior bancada do Legislativo – ao lado de PSB, PSDB e PT.
Com a exoneração de sete secretários na sexta passada e as mudanças na prefeitura, o agora ex-secretário de Gestão e Finanças, Cristiano Becker (primeiro suplente do PRD), assume a cadeira de Velocino Uez (PRD), que deixou a Câmara para assumir a função de coordenador distrital no Executivo.
Outro secretário que deixou o governo para assumir posição na Câmara é Wagner Petrini (PSB), que estava na Habitação. Porém, ele fica na prefeitura por mais 15 dias, para cumprir agenda em Brasília, e retornará ao Legislativo até o final do mês. Neste período, o cargo será ocupado por Jemerson Hoffmann, o Tequila (PSB). O atleta é o sétimo suplente dos socialistas, com 653 votos no pleito de 2020.
– Pretendo ser um elo entre o esporte amador, em especial corredores e ciclistas, e o Legislativo e o Executivo, buscando apoio, incentivo, inclusão e melhorias para a prática esportiva – antecipa Tequila, que assume nesta terça.
Assim como os demais secretários e membros do alto escalão da prefeitura, Petrini e Becker deixaram o governo municipal no prazo de desincompatibilização para estarem aptos a concorrer nas eleições municipais, em 6 de outubro. Ambos devem ser candidatos a vereador.
Estreia do União Brasil
Além dos parlamentares, a terça-feira será marcada pela estreia do União Brasil na Câmara. O vereador Clóvis de Oliveira, o Xuxa, deixou o PRD e agora integra o partido presidido pelo ex-vereador Kiko Girardi. Mesmo com a troca, Xuxa segue na base do governo municipal.
O diretório municipal do partido foi formado ainda em 2023 por Girardi. Na última sexta-feira, duas lideranças caxienses também entraram no quadro da legenda e devem concorrer em outubro: Renato Nunes e Edson Néspolo.
Com as saídas de Xuxa e Velocino, o PRD, que era detentor de uma das maiores bancadas, seguirá a legislatura com duas cadeiras: além de Cristiano, Lucas Diel também compõe a bancada, após deixar o PDT durante a janela.
MDB e PDT enfraquecidos e direita consolidada
Com as trocas da janela, o Progressistas, que tinha apenas um vereador, assume o posto de ter uma das maiores bancadas da Câmara. Agora, Gladis Frizzo e Adriano Bressan se juntam a Alexandre Bortoluz e igualam o número de parlamentares de PSB, PSDB e PT.
Ao contrário do PP, o único partido presente na Câmara que ampliou sua representatividade em março, outros três partidos seguem o ano enfraquecidos. Assim como o PRD, MDB e PDT – os dois partidos com mais filiados de Caxias, segundo dados de 2022 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – perderam uma cadeira cada (Gladis Frizzo saiu do MDB e Lucas Diel, do PDT), e agora têm apenas um vereador na composição da Câmara.
Mesmo com as mudanças, os posicionamentos dos vereadores a partir de agora deve seguir a linha política e ideológica que já vinha sendo adotada nos últimos meses. Os parlamentares que entram no Progressistas já estavam alinhados à direita em suas manifestações e votos no plenário – seguindo a tendência da sigla de estar na frente de partidos da direita, liderada pelo PL, nas eleições majoritárias.
Como fica a composição
13 partidos
- Três vereadores: Progressistas, PSB, PSDB e PT.
- Dois vereadores: PRD e PL.
- Um vereador: MDB, Novo, PCdoB, PDT, PSD, Republicanos, União Brasil.
As bancadas
PP
- Adriano Bressan
- Alexandre Bortoluz
- Gladis Frizzo
PSDB
- Olmir Cadore
- Marisol Santos
- Tatiane Frizzo
PSB
- Gilfredo De Camillis
- Jemerson Hoffmann, o Tequila
- Zé Dambrós
PT
- Estela Balardin
- Lucas Caregnato
- Rose Frigeri
PL
- Maurício Scalco
- Sandro Fantinel
PRD
- Cristiano Becker da Silva
- Lucas Diel
MDB
- Felipe Gremelmaier
Novo
- Ricardo Zanchin
PCdoB
- Renato Oliveira
PDT
- Rafael Bueno
PSD
- Juliano Valim
Republicanos
- Elisandro Fiuza
União Brasil
- Clóvis Xuxa