Com o Salão Nobre da prefeitura abarrotado de membros do governo, servidores, familiares e amigos, os sete novos secretários de Caxias do Sul foram empossados na tarde desta sexta-feira (5). Além dos secretários, um novo chefe de gabinete, um controlador-geral do município e outros três cargos estão sendo substituídos. A troca dos representantes nas pastas foi oficializada pelo prefeito, Adiló Didomenico (PSDB), e pela vice-prefeita, Paula Ioris (PSDB).
Os membros do primeiro escalão deixam a gestão municipal no último dia do prazo para que possam concorrer nas eleições, cujo primeiro turno está marcado para 6 de outubro. Mesmo que deixem a função, os agora ex-secretários podem permanecer no governo e nas suas respectivas pastas, em alguma diretoria. Segundo as regras da Justiça Eleitoral, é preciso estar fora de cargo público com ordenação de despesa a seis meses das eleições, prazo que encerra nesta sexta. Entretanto, é permitido ocupar cargo de confiança até três ou quatro meses antes do pleito, dependendo de cada função.
Na sua manifestação, o prefeito Adiló citou nominalmente cada um dos novos empossados, reforçando o currículo e as características pelas quais foram escolhidos. O chefe do Executivo destacou que assumir uma pasta é um desafio grande, ainda mais em um período "agitado" como o dos próximos meses, em função das eleições, mas reafirmou o compromisso em cumprir o mandato até o final.
— Ocupar uma pasta de secretaria não é nada simples, é uma tarefa difícil, mas nós fomos eleitos para cumprir esse mandato, eu e a Paula, junto com vocês, da melhor forma possível. É isso que o cidadão espera. O processo eleitoral vamos deixar lá para o momento oportuno. Agora nós temos compromisso com a cidade e eu agradeço a todos que aceitaram esse desafio de estar junto conosco. Tenham muita liberdade para imprimir as vossas ações, as vossas ideias na secretaria, não tenham receio. A sociedade espera isso de nós, que tenhamos coragem, implementar aquilo que sempre for melhor, resguardando o interesse público. É assim que nós vamos continuar caminhando — declarou o prefeito.
Após a solenidade de posse e a tradicional foto na escadaria da prefeitura com os novos membros do governo, Adiló concedeu entrevista ao Pioneiro. O prefeito entende que esse movimento dos secretários que deixam as pastas é "natural" para o período.
— É um processo natural que a gente aceita e fica até contente de ver pessoas que ocuparam cargos estratégicos no governo entenderem que chegou o momento de colocar o seu nome à disposição. E por outro lado, procuramos fazer uma escolha de pessoas que eu tenho certeza que vão dar continuidade, porque é um período que a gente não pode desacelerar todo o processo que vem sendo feito. Então foram escolhas boas, cada um dentro da sua área, com alguma experiência, ou no ramo, ou diretamente ligado. A grande maioria deles ou já estavam trabalhando na secretaria ou são ligados ao segmento — destaca Adiló.
Quem entra e quem sai
Chefia de Gabinete
- Quem sai: João Uez
- Quem entra: Flávio Cassina (interino)
Formado em Direito e técnico em contabilidade, Cassina tem 76 anos. Há mais de 55 anos é comerciante, sócio da Casa das Armas. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego e da Habitação. Foi eleito vereador em dois mandatos, entre as duas legislaturas, presidiu a Câmara Municipal em 2015 e 2019. Foi prefeito em 2020. Desde fevereiro de 2023, é secretário de Governo. A titular do cargo, Grégora Fortuna dos Passos, está em licença-maternidade desde novembro, e pode retornar ao governo em maio.
Secretaria do Meio Ambiente
- Quem sai: João Uez
- Quem entra: Daniel Caravantes
Advogado, com MBA em gestão empresarial, Caravantes tem 43 anos. Foi diretor jurídico e diretor de negócios internacionais da CIC Caxias. Membro da câmara técnica permanente para assuntos jurídicos do Condema. Foi assessor de bancada na Câmara de Vereadores. Nesta gestão municipal, foi diretor jurídico da secretaria do Meio Ambiente, pasta onde atualmente era o diretor geral.
Secretaria da Educação
- Quem sai: Edson da Rosa
- Quem entra: Flávia Melice Vergani
Professora municipal, Flávia, 54 anos, possui licenciatura plena em Letras e Literatura Brasileira e Jornalismo, e é mestre em Educação pela UCS. Foi secretária da Educação de Caxias do Sul, diretora administrativa, coordenadora pedagógica de projetos e programas ambientais na Secretaria do Meio Ambiente. Membro do Conselho Municipal de Educação. Coordenou, em âmbito municipal, o pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Coordenou o setor de comunicação da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul e atualmente era a diretora-geral da Secretaria da Educação.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação
- Quem sai: Élvio Gianni
- Quem entra: Jorge Catusso
Advogado, pós-graduado em comércio internacional, Catusso tem 60 anos e atua há 33 anos como cargo de confiança de governos, tanto municipais quanto estaduais. Até este momento, era o diretor-geral na Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Secretaria da Cultura
- Quem sai: Cristina Nora Calcagnotto
- Quem entra: Magali Quadros
Magali quadros tem 61 anos, é formada em Filosofia, com especializações em teatro e turismo, além de mestra em Teatro. Atuou como atriz, diretora, figurinista e cenógrafa em diversos espetáculos. Além de produzir projetos culturais, integrou comissões de avaliação e seleção de projetos. Trabalha há 14 na Secretaria da Cultura, ocupando cargos de coordenação, direção e gestão.
Secretaria de Gestão e Finanças
- Quem sai: Cristiano Becker da Silva
- Quem entra: Milton Luiz Balbinot
Tem 67 anos, é bacharel em Ciências Econômicas com pós-graduação e especialização em gestão financeira. Foi gerente administrativo financeiro da Codeca de 2005 a 2012 e diretor administrativo financeiro da companhia de 2013 a 2016. Diretor financeiro da secretaria da Saúde de 2021 a 2023. Era o atual controlador-geral do município.
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- Quem sai: Rudimar Menegotto
- Quem entra: Valmir Antonio Susin
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias na década de 70. Fundador e atual presidente do Sindicato Rural. Foi eleito deputado estadual suplente em 1980 e depois reeleito por mais dois mandatos. Foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Emprego e Renda em 2011. Susin tem 84 anos e acumula vários títulos como troféu mercador e título de cidadão emérito de Caxias. Já esteve à frente da pasta da Agricultura em 2020.
Secretaria de Habitação
- Quem sai: Wagner Petrini
- Quem entra: Volmir João Moschen
Moschen tem 55 anos. Atuou por 30 anos na iniciativa privada, dedicando-se 20 anos da sua trajetória como gerente financeiro. Ingressou na carreira pública como assessor do Legislativo durante dois anos. Ocupava o cargo de diretor-geral da Secretaria de Habitação.
Controladoria-geral do município
- Quem sai: Milton Balbinot
- Quem entra: Francis Eduardo Cerutti Venturin
Com 38 anos, Francis é graduado em Direito e Gestão Tributária, Direito Societário e Direito Público. Foi coordenador regional do Orçamento Comunitário, assessor de relações comunitárias e diretor-geral da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel). Assessor do gabinete do Secretário estadual do Esporte e Lazer, diretor de custos do Ministério da Cidadania e chefe de gabinete na Câmara Federal. Atualmente estava novamente na função de diretor-geral da Smel.
Presidente da empresa Festa Nacional da Uva, Turismo e Empreendimentos SA
- Quem sai: Idair Moschen
- Quem entra: Milton Corlatti
O empresário tem 66 anos e foi diretor social de três Festas da Uva. Presidiu o Conselho Municipal de Turismo em 1995 e foi presidente da CDL em 2007. Como presidente da CIC permaneceu de 2008 a 2011, além de membro do conselho da Fundação Universidade Caxias do Sul (Fucs) no mesmo período. Atualmente é vice-presidente do Conselho Superior da CIC e da CDL e presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev).
Coordenadoria distrital
- Quem sai: Silvano Zanotti
- Quem entra: Velocino Uez
Vereador por dois mandatos, Velocino tem 62 anos, é agricultor e presidiu a Câmara Municipal em 2021. Foi subprefeito de Galópolis em 2013 a 2016. É fundador da Associação de Moradores da Quarta Légua.
Diretoria do Banco de Alimentos
- Quem sai: Marcelo Vanzin
- Quem entra: Kalizia Dalla Zen
Nutricionista, graduada pela Universidade de Caxias do Sul. Tem pós-graduação em Psicologia e Reeducação Alimentar, além de ser especialista em Saúde Pública. Com 37 anos, é servidora municipal desde 2020. Atuou na Secretaria do Urbanismo até 2023. Atualmente, era assessora na Secretaria Meio Ambiente.