Após um debate que se estendeu por mais de duas horas, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou o projeto encaminhado em regime de urgência pelo executivo municipal. Em sessão extraordinária, o legislativo autorizou a prefeitura a destinar R$ 6 milhões para a comissão organizadora da Festa da Uva de 2024.
Antes de abrir para votação, a presidente da Casa, vereadora Marisol Santos, concedeu a palavra a 15 vereadores que expuseram os motivos do voto. Entre opiniões contrárias e favoráveis ao aporte financeiro, a situação econômica do município e as dificuldades em setores como saúde e limpeza pública apareceram na maioria dos discursos.
A responsabilidade que recaiu aos vereadores foi motivo de crítica da vereadora petista Rose Frigeri, que lamentou o que considera falta de planejamento da prefeitura. Contrária ao repasse, a vereadora Gládis Frizzo (MDB) disse ter apreendido quando criança que não se faz festa sem dinheiro.
— É preciso priorizar a saúde — disse.
A sessão extraordinária foi realizada na Sala de Comissões Vereadora Geni Peteffi, por conta das obras no plenário da Câmara. Presentes durante toda a discussão, a rainha Lizandra Chinalli e as princesas Letícia de Carvalho e Eduarda Menezes ouviram as desculpas dos vereadores Alberto Meneguzzi (PSB) e Gilfredo De Camilis (PSB), pelo que consideraram, ser um momento usado como palanque político por vereadores que criticaram a administração pública.
Pela projeção da prefeitura, os recursos serão recuperados com a arrecadação gerada pela movimentação econômica decorrente da Festa da Uva, com o impulsionamento dos setores hoteleiro e gastronômico, além de negócios no comércio, serviços e agroindústria.
O presidente da Festa da Uva Fernando Bertotto avaliou a votação:
— A gente sabe da importância do debate. A festa vai acontecer e vai ser sucesso e até quem votou contra vai aproveitar a maior festa de Caxias. Precisamos ser democráticos e respeitar a decisão de cada um dos vereadores.
Como votaram os vereadores
A favor do repasse:
- Alberto Meneguzzi (PSB)
- Clóvis de Oliveira "Xuxa" (PRD)
- Corina Meletti (PRD)
- Estela Balardin (PT)
- Elisandro Fiuza (Republicanos)
- Gilfredo De Camillis (PSB)
- Juliano Valim (PSD)
- Lucas Caregnato (PT)
- Lucas Diel (PDT)
- Olmir Cadore (PSDB)
- Rafael Bueno (PDT)
- Renato Oliveira (PCdoB)
- Rose Frigeri (PT)
- Sandro Fantinel (PL)
- Tatiane Frizzo (PSDB)
- Zé Dambrós (PSB)
Contra o repasse:
- Alexandre Bortoluz (Progressistas)
- Gladis Frizzo (MDB)
- Maurício Scalco (PL)
- Ricardo Zanchin (Novo)
Ausentes na sessão:
- Adriano Bressan (PRD)
- Felipe Gremelmaier (MDB)