Ao som de música tradicionalista, o ex-prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho (PDT), entrou no plenário lotado da Câmara de Vereadores para receber o título de cidadão caxiense. A honraria, proposta pelo vereador Rafael Bueno (PDT), foi entregue na noite desta quinta-feira (26). Na solenidade, participaram os ex-prefeitos Flávio Cassina (PTB), José Ivo Sartori (MDB) e Mansueto Serafini, além do presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan. O atual chefe do Executivo, Adiló Didomenico (PSDB), participou do início da solenidade.
Bueno foi o primeiro a se manifestar e falou do respeito e carinho que sente pelo homenageado, que se emocionou com as palavras do vereador. Rafael Bueno também abordou a trajetória e história de Alceu, exaltando a entrega do ex-prefeito à ideologia do partido e as realizações do Governo Alceu.
- Foi o prefeito que mais construiu e reformou escolas em Caxias do Sul. Numa medida inédita, depois de visitar escolas fora do Estado, tornou a Escola Governador Leonel de Moura Brizola de turno integral. Isso me emociona muito porque acredito na educação, já que sigo trilhando esse caminho enquanto professor. Porque não adianta termos saúde, transporte, centro comunitário, se não tivermos a base educacional. O Alceu sempre reconheceu que a educação é base de tudo - disse Bueno, que também lembrou da doação do complexo da Maesa ao município durante a gestão do ex-prefeito.
Ao final do discurso, Bueno chamou a filha de três anos, Maria Rafaela, para que - acompanhada da secretária da Saúde durante o Governo Alceu, Dilma Tessari, e da ex-presidente do PDT caxiense, Maria Cecília Pozza - entregasse um buquê de rosas para Alceu, em referência ao símbolo dos trabalhistas.
"Andorinha só não faz verão"
Alceu agradeceu à Câmara pela homenagem, estendendo "a toda comunidade, porque esta homenagem também é fruto da bondade dos caxienses". O ex-prefeito relembrou sua história desde a infância, além da sua trajetória na política. Ele falou das ações realizadas durante sua gestão na prefeitura de Caxias, agradecendo aos secretários e toda a equipe que compôs o governo.
- Fizemos uma escola a cada cinco meses. Assim honramos a memória de Leonel Brizola na administração municipal. União com propósito de construir não é errado. Quando o propósito é unidade, é defesa da coisa pública, não tem nenhum problema se tem dois, cinco ou 10 partidos, ou nomear vereador para ser secretário. Uma andorinha só não faz verão - disse.
Por fim, o deputado federal Afonso Motta e o deputado estadual Gilmar Sossella (que hoje atua na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional), ambos do PDT, manifestaram-se em nome da Câmara Federal e do Governo do Estado, destacando a importância do legado do colega trabalhista.
Trajetória
Alceu Barbosa Velho, 66 anos, nasceu em São José dos Ausentes (na época, distrito de Bom Jesus), e foi prefeito de Caxias do Sul entre 2013 e 2016. Logo aos 10 anos, ajudava os pais, Felicíssimo e Eunira, na ordenha e na colheita de milho e feijão. Aos 19 anos, mudou-se para Caxias do Sul, onde trabalhou na padaria de um dos seus irmãos e cursou Direito na Universidade de Caxias do Sul.
Foi eleito vereador pela primeira vez em 1996, sendo reeleito em 2000. Entre 2005 e 2010, foi vice-prefeito de José Ivo Sartori. Foi deputado estadual por dois anos antes de eleger-se prefeito, com 57,2% dos votos ainda no primeiro turno. É casado com a jornalista Alexandra Della Giustina Baldisserotto, e pai de Marina Demoliner Barbosa e Eduardo Demoliner Barbosa. Atualmente, atua como advogado em Caxias do Sul e integra a Executiva do PDT municipal.