A Parada Livre de Caxias do Sul se tornará um evento oficial do município. Na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (24), aprovaram o projeto de lei 236, de 2021, que inclui a manifestação da comunidade LGBT+ no calendário da cidade. A proposta do vereador Rafael Bueno (PDT) foi aprovada por unanimidade – com as ausências de Elisandro Fiuza (Republicanos) e Sandro Fantinel (PL). Agora, o texto segue para sanção do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
O projeto de lei, além de garantir a realização da Parada Livre, ainda determina que o evento seja realizado sempre no centro da cidade. Segundo Bueno, isso foi feito para evitar que as próximas administrações do município transfiram o movimento para “regiões isoladas ou guetos”, a exemplo do veto do ex-prefeito Daniel Guerra à realização da Parada na praça Dante Alighieri e em ruas da região central de Caxias em 2018.
– Nós não queremos mais que movimentos como esse sejam escondidos. Naquele ano em que foram proibidos, houve a Parada, mas tivemos que fazer vaquinha para alugar um estabelecimento. Não podemos separar movimentos por guetos, temos que dar visibilidade para que as pessoas ocupem o espaço que é delas – declarou Bueno na sessão.
O criador e coordenador da celebração no município, Sandro Mauricio da Silva, acompanhou a sessão e ouviu muitos cumprimentos e elogios dos parlamentares. Sandro conta que luta para que o evento seja incluído no calendário da cidade desde 2018. De acordo com ele, todo o movimento LGBT+ de Caxias e do Estado está celebrando o "orgulho de mais uma conquista".
– Parada Livre não é só festiva, é um momento de reflexão também, com avisos e informações. Por ela, passam pessoas de todos os gêneros. Muitas mães e pais passam com seus filhos pela Parada, e respeitam. Ninguém é obrigado a aceitar, mas a respeitar sim. Esse movimento vem conquistando muitas coisas, hoje temos delegacias especializadas, hoje homofobia é crime. Todos vereadores viram a realidade do que está acontecendo no Brasil, e que a Parada Livre, além de ser um evento cultural, também movimenta a economia da cidade. Tivemos que esperar 23 anos para que entrasse no calendário oficial, e agora teremos sempre. Não precisamos nos preocupar mais se vamos ter Parada Livre ou não, nenhum prefeito vai poder impedir que aconteça – declarou.
A 23ª Parada Livre está marcada para o dia 12 de novembro, a partir das 15h, na Praça Dante Alighieri. O tema do movimento deste ano é “orgulho de ser, resistir para vencer”, e terá apresentação de Valma Classic Kieer, a drag queen interpretada por Sandro.