A Parada Livre de Caxias do Sul, normalmente realizada na Praça Dante Alighieri, não obteve autorização da prefeitura para ocorrer no local. O evento será em um estacionamento situado na esquina das vias Marechal Floriano e Os 18 do Forte. A estrutura foi alugada com recursos da própria organização, que realiza uma vaquinha online para custear os gastos com equipamentos de iluminação e palco para as apresentações.
A organização da parada buscou, junto ao município, alternativas de outros locais situados ao ar livre — como a Praça das Feiras, próxima à Estação Férrea, e a Rua Plácido de Castro, situada junto à Maesa — mas a prefeitura negou todas as sugestões encaminhadas e autorizou apenas a realização do evento no entorno do Centro de Cultura Ordovás.
Segundo um dos integrantes da comissão da Parada Livre, Nei Tiago, conhecido como Agoo Dee, o Centro de Cultura Ordovás é inapropriado para um evento que reúne milhares de pessoas, pelo fato de ser uma área reduzida. Ele considera que a prefeitura poderia ter ajudado com equipamentos, algo que não foi feito neste ano, tendo em vista que a parada faz parte do calendário oficial de eventos da cidade.
O secretário da Cultura, Joelmir da Silva Neto, nega que a ausência de autorização esteja relacionada com a natureza do evento. Segundo ele, a sugestão da prefeitura para que a Parada fosse realizada no entorno do Ordovás é pelo fato do lugar ser uma 'referência' para atividades culturais no município.
— A região está habituada a receber diversos tipos de eventos culturais. Iríamos envolver outras secretarias para organizar esse evento na Praça. Não doamos nenhum recurso para os eventos, eles têm que ser sustentáveis - aponta.
A 18º Parada Livre de Caxias do Sul ocorre no dia 25 de novembro. A vaquinha online criada para financiar as despesas do evento pode ser acessada pelo endereço apoia.se/paradalivredecaxias.