Na tarde desta quarta-feira (22), o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB), anunciou e empossou cinco novos nomes no seu secretariado. As trocas foram feitas nas secretarias de Governo, Gestão e Finanças, Habitação e Cultura, além da Chefia de Governo. As novidades já estavam sendo ventiladas nos últimos dias e foram confirmadas na solenidade que ocorreu no Salão Nobre do gabinete do prefeito. Adiló justificou as mudanças explicando que, com a pandemia, "tivemos que fazer um governo técnico pelas dificuldades que tínhamos, e chegou o momento de fazer algumas mudanças".
Ao todo, foram 11 mudanças entre secretários e cargos do primeiro-escalão no mês de fevereiro, e o prefeito garante que não devem haver mais novidades a partir de agora. No dia 2 de fevereiro, houve substituições nas pastas de Meio Ambiente, Urbanismo, Habitação, Recursos Humanos e Logística e Turismo, assim como na Coordenadoria de Comunicação.
A pasta de Habitação ficará a cargo do agora ex-vereador Wagner Petrini (PSB), que oficializou na última semana sua entrada no governo juntamente com o seu partido. Com a saída de Petrini da Câmara, a cadeira será ocupada pelo segundo suplente da sigla, Edi Carlos Pereira de Souza. O primeiro suplente, Idair Moschen, foi nomeado para um cargo de confiança (CC) na Festa da Uva SA e, assim, irá declinar da sua convocação para o Legislativo, para a vaga de Petrini. Na solenidade, Adiló agradeceu publicamente ao PSB por ter aceitado compor seu governo.
— Quero cumprimentar o PSB pela coragem de assumir o compromisso com o prefeito, que fez campanha para o Bolsonaro, mas na hora de olhar para os desafios (da cidade) sempre esteve junto. Duvido que alguém (da comunidade) esteja preocupado se o prefeito é do partido A, B ou C, eles estão preocupados com suas demandas — declarou.
Além do PSB, houve uma "dança das cadeiras" entre integrantes do PTB, partido da base governista, e que já estavam em cargos do Executivo. Por fim, Cristina Nora Calcagnotto (MDB) entrou na pasta da Cultura no lugar de Magali Quadros, que deve seguir em outra função na secretaria, segundo o prefeito. Mesmo sendo do MDB, partido que não aceitou compor a base do governo, Cristina entra como cota pessoal de Adiló.
— A Cristina foi indicação do próprio setor para que, junto da Magali, cuide dessa área que é tão maltratada — afirmou o chefe do Executivo, no anúncio das trocas.
Mesmo com as indicações vinculadas a partidos políticos, o prefeito Adiló garante que as mudanças não têm relação com as siglas, e explica que as trocas eram necessárias para "oxigenar o governo em grandes desafios que vêm pela frente".
— Importância muito grande de estarmos com a equipe unida e alinhada, os desafios não são poucos que vêm pela frente. O que vamos discutir nos próximos dias com os vereadores é criar os quatro cargos (de diretores-superintendentes), que não vão gerar um centavo de despesa (adicional) para o governo e que são para aperfeiçoar e melhorar o trabalho de secretarias que são muito grandes. Esses cargos não são para acomodação política, são para melhorar o desempenho das pastas — esclarece Adiló.
Confira quem são os novos secretários
Secretaria da Habitação: Wagner Petrini (PSB)
É empresário e atua como promotor de eventos. Tem graduação em Gestão Pública e cursa pós-graduação em Liderança e Coaching. Entrou na vida pública através do movimento comunitário. Foi vice-presidente da Amob Desvio Rizzo, entre os anos de 2010 e 2011. Na administração municipal, já atuou como assessor da Coordenadoria da Juventude, na Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social.
Em 2016, disputou uma vaga na Câmara, tornando-se primeiro suplente e assumindo a cadeira de vereador em 2020. Presidiu a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH). No mesmo ano, disputou novamente uma cadeira no Legislativo e foi eleito. Presidiu novamente a CDUTH e, depois, a Comissão de Educação.
Secretaria de Governo: Flávio Cassina (PTB)
É formado em Direito e técnico em Contabilidade. Há mais de 55 anos é comerciante e sócio da Casa das Armas. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego e da Habitação. Elegeu-se vereador nas legislaturas 2013/2016 e 2017/2020.
Em 2015 e em 2019 presidiu a Casa. Em diversas oportunidades, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Câmara.
Em 2020, foi prefeito de Caxias do Sul, em eleição indireta, após a aprovação do impeachment do então prefeito Daniel Guerra. Desde o início de fevereiro de 2023, estava interinamente no cargo de secretário de Habitação.
Chefia de Gabinete: Grégora Fortuna dos Passos (PTB)
Advogada formada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), e pós-graduanda em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade da Serra Gaúcha. Atuou na Secretaria Municipal da Habitação entre 2008 e 2012. Por cinco anos foi assessora jurídica da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Câmara. Também no Legislativo, atuou em duas oportunidades, em 2015 e 2019, como diretora-geral. Foi Chefe de Gabinete e Secretaria de Governo na administração Flávio Cassina. Nos dois primeiros anos do Governo Adiló, foi secretária de Governo.
Secretaria de Gestão e Finanças: Cristiano Becker da Silva (PTB)
Graduado em Tecnologia em Gerenciamento de Polícia Militar, pela Academia de Polícia Militar RS, e formação em Direito em andamento.
Atuou no Corpo de Bombeiros da Brigada Militar de 1993 a 2015 e foi coordenador adjunto Regional de Proteção e Defesa Civil de 2015 a 2018. Desde 2018, é 1º tenente comandante da Força Tática do 12º BPM.
Nos dois primeiros anos do Governo Adiló foi chefe de Gabinete.
Secretaria da Cultura: Cristina Nora Calcagnotto (MDB)
É produtora cultural há cerca de 20 anos e advogada. Também é mestre em Turismo e Hospitalidade, com ênfase em Turismo Cultural (UCS), especialista em Direito Público (ESMAFE e UCS), pós-graduada com MBA em Gestão Cultural – Políticas e Estratégias Culturais (Sapiens e FAI). Em 2021, atuou como assessora técnica e, em 2022/23, como diretora executiva da Secretaria da Cultura de Caxias.
Foi analista de relações com o mercado na Orquestra Sinfônica da UCS por cinco anos, coordenadora e professora do curso de extensão em Produção e Gestão Cultural da UCS e professora dos cursos de especialização em artes visuais: Pensamento e Produção Contemporâneos e em Práticas em Educação Musical, ambos também da UCS. Também foi diretora da Companhia Municipal de Dança e da Escola Preparatória de Dança de Caxias do Sul de janeiro de 2009 a maio de 2015, onde havia sido coordenadora desde janeiro de 2007. De agosto a dezembro de 2012, foi também, diretora-geral da Secretaria da Cultura. É membro do Conselho Municipal de Política Cultural e da Comissão Municipal de Lei de Incentivo à Cultura.