Nesta terça-feira (31), serão empossados os 55 deputados e deputadas estaduais eleitos no Rio Grande do Sul em 2022, entre os quais estão os cinco representantes da Serra gaúcha: Elton Weber (PSB), de Nova Petrópolis; Guilherme Pasin (PP), de Bento Gonçalves; e Neri o Carteiro (PSDB), Pepe Vargas (PT) e Professor Claudio Branchieri (Podemos), de Caxias do Sul. Eles assumem os cargos a partir da solenidade de posse, que ocorre às 14h no Plenário 20 de Setembro, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.
A 56ª Legislatura (2023-2027) contará com 24 novos nomes compondo o quadro parlamentar, o que representa uma renovação de quase metade da Casa. As outras 31 vagas serão ocupadas por deputados reeleitos no pleito de outubro de 2022. O Pioneiro entrou em contato com os cinco nomes da Serra e questionou os deputados sobre o primeiro ato que eles pretendem tomar após a posse no cargo, além das suas prioridades a frente da função neste nova legislatura.
Confira o que disseram os deputados:
Elton Weber (PSB)
Em nota, a assessoria respondeu que o deputado "irá protocolar o pedido de reinstalação de seis Frentes Parlamentares que ele preside na Assembleia Legislativa e que apoiam e defendem segmentos específicos. São elas a Frente Parlamentar do Cooperativismo, Frente em Defesa da Fruticultura e Vitivinicultura, Frente da Silvicultura, Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha, Frende em Defesa dos Bombeiros Voluntários e Frente e Defesa da Produção de Biocombustíveis. Todas já existem a pedido do deputado, mas, a cada nova legislatura, com a chegada de novos parlamentares, precisam ser reinstaladas. Para uma frente ser ativada, é necessária a adesão de 19 deputados, ou seja, um terço dos parlamentares."
Guilherme Pasin (PP)
"Meu posicionamento diante das primeiras pautas é valorizar o diálogo. Minha prioridade sempre será o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. Acredito na necessidade de uma visão mais equilibrada do todo. Temos necessidades em diversas regiões gaúchas. Regiões que contribuem ativamente para o nosso desenvolvimento, mas que, muitas vezes, são esquecidas. A ideia é estabelecer prioridades de acordo com o contexto geral do estado. Trazer os holofotes também para outras regiões. Como representante da Serra no parlamento, defendo os investimentos que valorizam o turismo. Então, pretendo sugerir projetos no sentido de incentivar o setor, principalmente ligados a uva e vinho. Também pautas que valorizem a tradição dos nossos municípios. Precisamos incentivar o agronegócio, principalmente a vitivinicultura, e trazer investimentos e mais infraestrutura para os municípios serranos."
Neri, o Carteiro (PSDB)
"Os primeiros atos do novo mandato estão relacionados à área da Educação. Um deles será a verificação e reforço da reivindicação, junto ao governo do Estado, das obras de reforma do telhado e rede elétrica da Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera, localizada no bairro Desvio Rizzo, e da recuperação do muro do Colégio Estadual Imigrante, no bairro Cruzeiro. No final de novembro, recebemos a informação de que a obra na EEEM Alaxandre Zattera ocorreria no período de férias escolares, para estar pronta na volta às aulas. No caso da Imigrante, a intenção era ter início em fevereiro, diante, contudo, de um condicionante: a existência de interessados no novo processo simplificado de contratação de empresa para a execução. Vamos retomar a tramitação do projeto de lei 534/2019, que institui o projeto ‘Adote uma Escola’, pelo qual instituições estaduais de ensino poderão ter espaços externos locados para publicidade, devidamente regrada, visando à geração de recursos para manutenção da estrutura física. Acreditamos que essa é uma forma de contribuir para que situações como as verificadas nas escolas Zattera e Imigrante possam ser, se não resolvidas, bastante atenuadas no futuro."
Pepe Vargas (PT)
"Vou dar sequência às lutas que desenvolvemos nesta legislatura que está se encerrando, a exemplo da necessidade do Estado de aplicar 12% das suas receitas no Sistema Único de Saúde (SUS), coisa que hoje ele não faz. Manteremos a luta pela melhora da infraestrutura das escolas, que está muito precária. Também vou entrar com requerimentos para desarquivamento de projetos de lei (PL) que não foram apreciados nesta legislatura que se encerrou, a exemplo do PL que cria o estatuto dos direitos do paciente e também o PL que cria um programa de crédito subsidiado para micro e pequenas empresas."
Professor Claudio Branchieri (Podemos)
"Estamos desenhando nossos primeiros passos, o foco do gabinete está no âmbito econômico, queremos desburocratizar e mapear regulamentos em excesso que atrapalham a vida do cidadão, para enfim dar início a um projeto técnico que contribua para a facilidade das pessoas dentro desse setor econômico."