Com o encerramento do ano legislativo no dia 16 de dezembro, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul entrou em recesso parlamentar. Neste período, não há sessões ordinárias no plenário da casa, mas os vereadores não entram em férias. Eles ainda seguem com suas agendas e podem ser convocados para sessões extraordinárias ou representativas, de acordo com a necessidade. O momento é utilizado também para realização de balanço e formulação e entrega de relatório dos setores para a Mesa Diretora.
Os vereadores têm buscado cada vez mais esta aproximação com a comunidade, que muitas vezes tem dúvidas sobre o papel desempenhado pelo Legislativo na cidade. Na avaliação de alguns parlamentares, como o futuro presidente da casa, Zé Dambrós (PSB), isso ocorre por não haver clareza no papel desempenhado pelos vereadores ou por um certo distanciamento, causado pela falta de interesse na política por parte da população.
Diante deste cenário, e considerado o momento de balanço, o Pioneiro conversou com os vereadores para que indicassem destaques de sua atuação legislativa em 2022. Confira os destaques apontados pelos vereadores.
O QUE ELES RESPONDERAM
Adriano Bressan (PTB):
"Os projetos que entendemos ser de extrema importância para a comunidade foram o aviso no carnê de IPTU para quem tem direito à isenção, além do projeto que obriga o poder público a colocar redutores de velocidade eletrônico (quebra-molas) nas imediações de instituições de ensino, que ainda está tramitando. Defendi e apresentamos diversas vezes as necessidades de reforma das escolas estaduais, além das PPPs da educação infantil."
Alexandre Bortoluz (PP):
"Nosso planejamento era efetivar no curso dos quatro anos (de mandato) a implementação do Colégio Tiradentes da Brigada Militar em Caxias do Sul. Fizemos uma forte articulação e, com os apoios complementares (políticos, civis e empresariais), estamos caminhando para o segundo ano letivo da instituição. Os recursos que trouxemos via emenda parlamentar também foram, a nosso juízo, boas contribuições, sobretudo para as áreas da saúde e da segurança pública."
Clóvis Xuxa (PTB):
"Como vereador oriundo das lideranças comunitárias, realizei centenas de atendimentos a demandas da comunidade em diversos bairros de Caxias do Sul, encaminhando essas demandas. Fui convidado pela UAB (União das Associações de Bairros), junto ao departamento feminino, para auxiliar na organização das feiras de artesanatos, onde damos oportunidade de os artesões poderem demostrar seu trabalho, assim gerando renda para essas famílias. As feiras hoje são destaque de empreendedorismo local."
Denise Pessôa (PT):
"A marca desse ano legislativo foi de uma Casa que volta a se abrir para a comunidade, que se iniciou com a retomada do diálogo com a comunidade, essa foi uma marca bem forte. Começamos com sessões na Festa da Uva, e depois fizemos o Câmara Vai aos Bairros. Tivemos pela primeira vez na história duas mulheres nos principais cargos da Mesa Diretora, que ressalta a importância das mulheres na política. Conseguimos fazer melhorias importantes na estrutura da Casa."
Estela Balardin (PT):
"2022 para mim foi um ano desafiador, com minha estada no hospital, que serviu para que eu pudesse ver o carinho que as pessoas tem por mim, em suas orações, palavras de apoio. Transformar toda essa situação em luta é muito especial, criei e aprovei a frente parlamentar em defesa da saúde mental, que contribuirá para a discussão desse tema de tanta importância. Foi um ano de muito trabalho, em que realizamos diversas indicações para todas as regiões da cidade, visitamos os bairros do nosso município, onde fui muto bem acolhida, e reunimos com secretários para encaminhar demandas importantes."
Felipe Gremelmaier (MDB):
"O ano foi muito produtivo em minhas três principais áreas de atuação: turismo, esporte e cultura. Em relação ao turismo como propulsor do desenvolvimento econômico, cito meu empenho para o setor ter mais recursos no orçamento municipal. No meio cultural, a aprovação da lei que inclui o Mississippi Delta Blues Festival no calendário oficial de eventos de Caxias do Sul foi um grande passo para perpetuar esse evento que atrai visitantes e músicos de dentro e de fora do país."
Gladis Frizzo (MDB):
"Sou a vereadora que mais recebe indicações. Infelizmente, não tivemos a maior parte delas atendidas. Consegui verbas parlamentares, que usamos para melhorias em diversas ruas do município. Foi um ano de conquistas, trabalhamos muito e colhemos alguns frutos. Minha maior conquista foi ter conseguido a revitalização da Avenida Alexandre Rizzo (no bairro Desvio Rizzo)."
Juliano Valim (PSD):
"No ano de 2022, tivemos um bom resultado, em verbas parlamentares: foram mais de R$ 2 milhões para Caxias. E, além disso, tivemos muitas demandas atendidas junto aos bairros de Caxias do Sul. Este ano, como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, tivemos uma importante atuação na área da saúde, no atendimento das famílias mais vulneráveis, as demandas foram diversas, esclarecimento, orientação e encaminhamentos tanto na área assistencial quanto na área da saúde."
Lucas Caregnato (PT):
"Fui líder esse ano da bancada do PT, e avalio que tivemos um ano de muito trabalho, no sentido de ouvir as demandas da comunidade, que dizem respeito a problemas múltiplos que a cidade tem. Apresentamos os problemas desde o início do ano com muita responsabilidade e cobramos."
Marisol Santos (PSDB):
"2022 foi um ano de muito trabalho, atendendo a comunidade no gabinete e nas ruas, e levando adiante demandas que foram trazidas até nós de todos os bairros e do interior do município. Foram mais de 50 indicações encaminhadas e cinco projetos de lei protocolados, visando melhorar a vida do morador de Caxias do Sul, além da participação em diversas frentes parlamentares e grupos de trabalho."
Maurício Marcon (Podemos):
"Neste ano, aprovei dois projetos de lei e consegui avançar no fim do monopólio das funerárias, que deve ser concretizado com edital para qualificar novas empresas no início de 2023. Na mesma toada de 2021, este ano tivemos uma Câmara com discursos mais ideológicos, o que considero fundamental para o amadurecimento da democracia. Além disso, aprovamos a Reforma da Previdência, que, mesmo sob intensa desinformação do sindicato (Sindiserv) e da esquerda, será fundamental para manutenção da saúde financeira do município."
Maurício Scalco (Novo):
"Continuei o trabalho iniciado em 2021, focando em projetos e emendas aos projetos, defendendo o que acredito que possa melhorar a cidade, ajudando quem quer empreender e gerar empregos. O projeto que mais deu repercussão foi a aprovação e as melhorias para implementar o 5G em Caxias. Foi um ano muito produtivo, conseguimos aprovar diversos projetos que ajudam muito a cidade, e discutir muitos temas importantes. Foi um ano muito bom."
Olmir Cadore (PSDB):
"Foi produtivo, presidi a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo pelo segundo ano consecutivo, e foram mais de 100 projetos que passaram para nossa avaliação. Incentivei muito o esporte amador como um todo, com proximidade de vários times femininos. Foi um ano de muito trabalho e dedicação."
Rafael Bueno (PDT):
"Tive um trabalho com foco principal na saúde, que é minha dedicação maior. Tenho uma luta muito forte também pelos idosos, pela questão da acessibilidade e meio ambiente. Recebemos demandas 24 horas por dia da comunidade, e damos encaminhamentos para essas solicitações também."
Renato Oliveira (PCdoB):
"O ano legislativo foi bom, foram vários projetos foram aprovados, tanto dos vereadores quanto do Executivo. Foi um ano de grandes desafios, a Câmara historicamente tem demonstrado que tem destaque na sociedade. Tivemos que levantar a cabeça da população de novo na questão da democracia. Trabalho há alguns anos nas comissões de Direitos Humanos e Saúde, nas quais levantamos questões importantes nessas áreas. A proibição do cerimonial de obras públicas inacabadas foi um dos grandes destaques."
Ricardo Daneluz (PDT):
"Vivemos um momento delicado em Caxias, com escassez de recursos e crise financeira muito forte, e faz com que o cidadão não receba lá na ponta o serviço público que ele espera e que deve ser feito. Assim, os investimentos que precisam ser feitos não acabam sendo realizados como deveriam. Caxias do Sul evoluiu em parcerias público-privadas e concessões, o que alivia a carga do município e permite aprimorar alguns serviços. Conseguimos avançar muito na área rural também."
Sandro Fantinel (Patriota):
"Tenho muito respeito pelos meus colegas, me dou bem com todos, mas me considero o vereador que mais trouxe mudanças para Caxias do Sul. São projetos que o povo já está vendo e tendo retorno. O sistema de regularização fundiária de Caxias do Sul é uma ideia moderna, que está sendo premiado no Brasil, e nasceu de um projeto meu, que teve melhorias por parte do Executivo. A cidade está sendo regularizada graças ao trabalho do meu gabinete."
Tatiane Frizzo (PSDB):
"Assumi como vice-presidente da Câmara, o que colocou em evidência a importância da contribuição feminina no Parlamento. Destaco como uma das ações mais importantes do mandato o trabalho realizado através da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, a criação de um espaço de referência para atendimento ao público autista, o Centro de Autismo. Também saliento um projeto muito importante para o turismo do município, que é a criação de três rotas de cicloturismo na cidade. Outra conquista importante é a criação do Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres."
Velocino Uez (PTB):
"Eu não me dediquei muito em projetos, mas atuei forte em ações e indicações, pois, como líder de governo, procurei debater projetos que mudem a vida das pessoas. Considerando a situação, foi um ano produtivo, baseado no momento que vivemos na economia do nosso município."
Wagner Petrini (PSB):
"Em 2022, assumi o importante desafio de presidir a Comissão de Educação. Tratamos de diversas pautas importantes, destaco as reuniões públicas para debater os problemas de infraestrutura nas escolas estaduais e o déficit de vagas na rede pública municipal, que este ano impactou também o Ensino Fundamental. Fui também o proponente do projeto que amplia a transparência na distribuição das vagas da rede pública, obrigando o município a publicizar em seu site oficial as listas tanto do Ensino Infantil, quanto do Fundamental."
Zé Dambrós (PSB):
"Nossa principal ação foi colocar o banco de materiais de construção em andamento. A troca do lixão para horta comunitária no bairro Belo Horizonte foi um trabalho da secretaria da agricultura, mas teve muita luta nossa buscando adubo, mobilizando as famílias. Foi um ano muito importante."
* Os vereadores Elisandro Fiuza (Republicanos) e Gilfredo De Camillis (PSB) não retornaram aos contatos da reportagem.