O ano que celebra os 200 anos da Independência do Brasil também será marcado por manifestações de caráter eleitoral. Em todo o país devem acontecer atos públicos neste 7 de setembro, incluindo Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.
Ainda pela manhã, entre 9h e 10h, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro iniciam a concentração para o segundo tratoraço na cidade, o primeiro foi no 7 de setembro do ano passado. Os manifestantes se reúnem tendo como ponto de referência um posto de combustíveis na Rota do Sol, na entrada para a localizada de São Braz, em Fazenda Souza. A saída do ato está prevista para as 13h, com os tratores na frente, seguidos por quadriciclos, motos, caminhões e carros.
Os motoristas estarão escoltados pelo Grupo Rodoviário da Brigada Militar de Farroupilha no trecho da Rota do Sol. Quando chegarem no trecho federal, na BR-116, os manifestantes serão escoltados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) até a Rua Luiz Michelon, onde seguem pela Rua Os Dezoito do Forte retornando pela Sinimbu. A chegada na Praça Dante Alighieri está prevista para as 15h.
— Eles (os tratores) fazem o desfile, e depois estacionam na Sinimbu até a Treze de Maio e voltam para participar do movimento, que vai durar uma hora, não irá se estender muito. Tocaremos o hino nacional e estaremos apoiando o presidente Jair Bolsonaro e o agronegócio. Na praça, terá um equipamento de som — informa o vereador Sandro Fantinel (Patriota), um dos organizadores do evento.
A estimativa é de que cerca de mil veículos participem do ato, com participantes de outras cidades da Serra, como São Francisco de Paula e Flores da Cunha. Apesar do período de campanha política, o organizador garante que o evento não será um palanque político.
— Não terá palanque político (de nenhum candidato), isso é um acordo que eu fiz com os agricultores e outros colegas que estão ajudando a organizar. Não poderá ser falado “sou candidato”, não pode ser falado número, ou alguém contar que está concorrendo a tal cargo. O que pode ser falado no microfone é apoio à democracia, à liberdade, ao presidente Jair Bolsonaro e ao agronegócio — indica Fantinel.
Ato na Júlio de Castilhos
Outro ato está programado para acontecer em Caxias do Sul, além do tratoraço. A partir das 15h, o movimento Nas Ruas concentra os manifestantes também na Praça Dante Alighieri, mas pelo lado da Avenida Júlio de Castilhos. Os apoiadores farão uma caminhada pela Júlio até o bairro São Pelegrino, entram na Rua Sinimbu e retornam para a avenida pela Rua Visconde de Pelotas.
Esse ato será uma comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, apoio ao presidente Jair Bolsonaro e um pedido por transparência nas eleições.
— Não é pedir voto auditável, é transparência nas eleições. Não tem nada relacionado à intervenção militar e ao fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Terão dois caminhões de som, um telão de led de 5 metros, e trouxemos também o Pixuleco, o boneco gigante do (ex-presidente) Lula (aracterizado como) presidiário — conta o organizador e coordenador gaúcho do movimento Nas Ruas, Daniel Santos.
Daniel relata que a escolha pela Avenida Júlio é para garantir a segurança dos manifestantes pelo grande número de veículos que estão previstos para o tratoraço. Além disso, na Sinimbu terá um isolamento para que os manifestantes que estarão a pé não andem na mesma pista que os tratores.
Sinimbu bloqueada
Devido ao desfile da Independência do Brasil e da previsão de manifestações políticas à tarde, o tráfego de veículos na Rua Sinimbu estará suspenso das 7h às 19h desta quarta, podendo haver antecipação no horário. As alterações causarão impactos também no transporte coletivo, que terá os itinerários modificados.
A partir das 7h, o trecho da Sinimbu, entre a Marechal Floriano e a Vereador Mário Pezzi, estará bloqueado para os veículos. Os demais cruzamentos no sentido norte-sul, que transpuserem a Sinimbu, também serão bloqueados no período, sendo permitido apenas tráfego local. A Rua Os Dezoito do Forte e a Avenida Júlio de Castilhos permanecem liberadas. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) aconselha o uso de vias alternativas, como as ruas Pinheiro Machado e Bento Gonçalves, para evitar congestionamentos.