A comunidade do bairro Reolon, em Caxias do Sul, pediu pela ampliação dos horários de ônibus, asfaltamento e melhorias nas unidades básicas de saúde (UBSs) da região. O relatório da edição do Reolon foi entregue ao prefeito Adiló Didomenico (PSDB) pela presidente da Câmara de Vereadores, Denise Pessôa (PT), na terça-feira (23). Os apontamentos foram feitos na 5ª edição do Câmara Vai aos Bairros, que ocorreu no dia 11 de agosto na localidade. Cerca de 120 pessoas compareceram ao evento na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Machado de Assis.
A comunidade apontou 54 reivindicações aos 14 vereadores que participaram da edição. As secretarias da Saúde, de Trânsito, de Obras e a Codeca lideram a lista com mais demandas dessa região.
Reforma e ampliação da UBS Mariani
A prestação de uma melhor estrutura na UBS Mariani para os moradores foi classificada como uma das prioridades para a região, segundo o presidente da Associação de Moradores Mariani (Amob), Diego Gois. Ele indica que a comunidade aguarda pela reforma e ampliação da unidade desde 2019.
— Tem goteira e rachaduras nas paredes. Na gestão (do ex-prefeito) Daniel Guerra tinha saído licitação e projeto para a reforma da UBS. Eles anunciaram a reforma e a ampliação da UBS, só que não aconteceu. Acendeu a chama da esperança mais uma vez de acontecer essa reforma. Estamos aguardando.
Além dessa obra, Gois também classifica como urgente a continuação do asfaltamento da Avenida Rachel Calliari Grazziotin e a construção de uma escola de educação infantil.
Mais ônibus para o Reolon
A redução de linha de ônibus desde o início da pandemia da covid-19, há mais de dois anos, foi destacada pela presidente do bairro Reolon, Jossane Fiuza, mais conhecida por Sane. Na opinião da líder comunitária, essa é a demanda mais necessária para o bairro.
— Temos as linhas 47 e 56 aqui no Reolon. Na linha 47, por exemplo, era de meia em meia hora. Já a linha 56, no horário normal, era de 20 em 20 minutos, e nos horários de pico eram de 10 em 10 minutos. Nossa, eram muito bons os horários. Tu nunca ficava esperando muito tempo. Após a pandemia, chega a ter uma hora de intervalo. É complicado para as crianças que estudam. Os estudantes da faculdade também não têm ônibus. Estamos mal assistidos de ônibus aqui no bairro (...) é como se a gente não trabalhasse, fosse terra de ninguém — critica.
Apesar das dificuldades enfrentadas no bairro, Sane elogia a atitude dos vereadores em retomar o projeto do Câmara Vai aos Bairros.
— Fazia muito tempo que não tinha esse olhar de ver os bairros, ouvir o povo e ver as demandas.
OS PEDIDOS DOS MORADORES
- 6 demandas para Secretaria de Trânsito, com foco em sinalização de trânsito, calçamento e instalação de semáforos.
- 2 demandas para a Secretaria de Meio Ambiente que incluem tratamento para os animais abandonados e limpeza da área verde Castanheiras.
- 4 solicitações para a Secretaria de Esporte e Lazer, principalmente, em relação à falta de estrutura para lazer e manutenção das áreas já existentes.
- 2 reivindicações para a Secretaria de Segurança Pública incluindo mais fiscalização de trânsito na comunidade.
- 2 solicitações para a Secretaria da Educação com foco na construção de uma escola infantil que atenda os bairros Mariani e Reolon, além da cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis.
- 1 requerimento para a Secretaria da Habitação para a emoção de famílias da rua Sadi Antunes de Souza e da rua Ângelo Valério Crocoli.
- 11 demandas para a Secretaria de Obras que incluem calçamento, revitalização de prédios abandonados e iluminação.
- 11 solicitações para a Secretaria da Saúde para melhorias nos atendimentos das UBSs Mariani e Reolon, e reclamações sobre a falta de remédios e especialistas.
- 4 demandas para a Fundação de Assistência Social (FAS) para melhorias no espaço Renascer, revitalização da Casa Brasil, reativação do complexo educativo e criação de um CRAS na comunidade do Reolon.
- 2 solicitações sobre a Visate, principalmente, em relação à ampliação de horários das linhas 36, 47 e 56.
- 5 demandas para a Codeca, com foco em limpeza de áreas verdes, capina e melhoria no recolhimento de lixo
- 1 reivindicação para o Samae sobre o entupimento de esgoto.
- 3 demandas para prefeitura solicitando uma visita do prefeito e dos secretários aos bairros Reolon e Mariani e do retorno do orçamento participativo.
:: Total: 54 demandas