A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Mariani, em Caxias do Sul, passará por reforma. A prefeitura publicou, na última semana, o edital de licitação para a obra, orçada em R$ 1.033.559,47, incluindo mão-de-obra e material. As propostas das empresas interessadas deverão ser entregues no dia 2 de setembro.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a definição se a unidade terá fechamento total ou parcial durante a obra ocorrerá a partir do cronograma da reforma. Isto será estabelecido depois de encerrada a licitação e assinado o contrato com a empresa vencedora. Segundo a secretaria, o atendimento à população será garantido independentemente do tempo dos trabalhos e de como a reforma será executada. O prazo previsto em edital para as obras é de 240 dias, ou cerca de oito meses.
Leia mais
Novo posto de saúde em Caxias será construído com auxílio de verba federal
Prefeitura de Caxias anuncia inauguração das UBS's Reolon, São Vicente e Cristo Redentor
Entre os itens previstos para a obra nos documentos anexos ao edital estão, por exemplo, a retirada de paredes internas e colocação de outras, pintura, colocação de pisos e forros, encanamento e tubulações, sistema de climatização, pavimentação externa com calçada e piso tátil.
Conforme a Secretaria do Planejamento, a UBS será ampliada em 45 metros quadrados. Haverá instalações novas, como uma área de expurgo, banheiro exclusivo para ginecologista e aumento de três para cinco guichês de atendimento. As atuais 12 salas "multiuso" passarão a ser 13 salas específicas, sendo nove consultórios de atendimento médico e enfermagem, um consultório para suturas, um para curativos, um para imunização e um para nutricionista.
A reforma contempla toda a acessibilidade do prédio, com a inclusão de uma plataforma elevatória. Também está previsto um acesso exclusivo para ambulância.
Segundo a Secretaria da Saúde, a UBS atende uma população de 11,4 mil pessoas, residentes nos bairros Mariani e Cidade Nova (I, II e III) e nos loteamentos Lorandi, Cavinato, Colina, Cidade Nova, Salvador, Grandi, De Ville e parte do Sanvito II.
A respeito da previsão de reformas em outros postos de saúde de Caxias do Sul, a pasta afirma que os estudos ainda estão em andamento e, quando forem concluídos, serão divulgados.
Leia também
Reforma da Praça Emancipação de Farroupilha prevê construção de banheiros e quiosque para venda de alimentos
Badesul e BNDES poderiam auxiliar indústria de vinhos com linhas de financiamento