Dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) virão à Serra Gaúcha com um intervalo de duas semanas. A ministra Cármen Lúcia e o ministro Dias Toffoli estão confirmados como palestrantes em dois eventos de Direito que ocorrerão em Gramado.
A primeira a visitar a cidade da Região das Hortênsias será a ministra e ex-presidente da Corte Cármen Lúcia, no dia 24 de junho, sexta-feira. Ela palestra no Palácio dos Festivais para o XII Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões, às 14h, com o tema O papel do STF no direito de família e sucessões. Ainda não está confirmado se a ministra também participará da sessão solene de abertura, às 13h30min.
O evento é realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família - Seção do Rio Grande do Sul (IBDFAM/RS) e reúne os maiores especialistas do país em Direito das famílias e das sucessões. Segundo a assessoria de imprensa do congresso, a ministra só dará a palestra e, depois disso, irá embora da cidade.
Além de Cármen Lúcia, estão confirmados nomes como Fábio Sbardellotto, procurador de Justiça e presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), e Luis Alberto Reichelt, procurador da Fazenda Nacional e professor universitário.
De acordo com informações da assessoria do evento, o número de inscritos foi atingido em tempo recorde. A alternativa para quem se interessar em participar é acompanhar a transmissão simultânea em telão, que acontecerá no Centro de Eventos do Hotel Serra Azul. A inscrição também dá direito a acessar os espaços de coffee break, sessão de autógrafos e feira.
No dia 8 de julho, sexta-feira, é a vez do ministro e também ex-presidente do STF Dias Toffoli chegar a Gramado. Toffoli irá abrir a 26ª Jornada Internacional de Direito com o painel sobre Direito Constitucional, às 14h30min. O evento é tradicional para o meio jurídico do Estado.
O tema deste ano é Democracia e valores humanos, desafios para a sociedade na era pós-pandemia. Além de Toffoli, irão palestrar Luís Inácio Adams, ex-advogado-geral da União, Francisco Moesch, desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS), e Karen Louise, juíza da 1º Vara do Tribunal do Júri de Porto Alegre. A reportagem não conseguiu informações sobre o restante da agenda do ministro na cidade.
Nas redes sociais do evento, internautas que se identificam como moradores de Gramado se posicionam contrários à vinda de Toffoli para a cidade. Segundo a assessoria do evento, a vinda do ministro está confirmada.
SERVIÇO
XII Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões
Onde: Gramado, no Palácio dos Festivais.
Quando: 24 e 25 de junho.
Informações: https://www.congressomercosul.com/inicio
26ª Jornada Internacional de Direito
Onde: Gramado, no Palácio dos Festivais.
Quando: 08 e 09 de julho.
Informações: https://www.jornadadedireito.com.br/