A Universidade de Caxias do Sul (UCS) se prepara para receber a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a partir das das 14h desta sexta-feira (9). Na manhã desta quinta-feira (8), a movimentação começava a se intensificar no campo de futebol e no entorno do Ginásio I da Vila Poliesportiva do Campus-Sede da instituição, por onde o político deverá passar.
No campo, onde o helicóptero do presidente poderá pousar caso faça o percurso aeroporto Hugo Cantergiani-UCS por via aérea, funcionários pintavam as linhas nas laterais, enquanto do lado de fora outra equipe cortava a grama. No final da manhã desta quinta, a assessoria afirmou, após reunião fechada para discutir a segurança da visita na Serra, que Bolsonaro deve fazer esse trajeto por solo.
Próximo ao campo de futebol, nesta manhã, também havia dois caminhões e funcionários arrumando o mastro e as luminárias. Outra equipe descarregava as estruturas para montagem dos estandes no ginásio. No espaço será realizada a 1ª Feira Brasileira do Grafeno e, lá dentro, havia outra equipe montando os estandes e limpando o ambiente.
O reitor da UCS, Evaldo Kuiawa, observava a montagem durante a manhã. Ele ressalta que o presidente virá a Caxias com uma comitiva de cerca de 60 pessoas.
— Nossa expectativa é poder mostrar o que estamos fazendo na UCS. É um projeto ousado, mas real. 130 empresas estão interessadas em desenvolver produtos com grafeno. Temos que pensar em como multiplicar a produção, em equipes, e já estamos desenvolvendo novos equipamentos para qualificar o produto e ampliar a escala. Até o final do ano pretendemos ampliar a planta de produção — adianta o reitor.
Bolsonaro vai se pronunciar no palco montado dentro do ginásio. Segundo o reitor, a agenda em Caxias terá duração de 3 horas. Depois, o presidente seguirá de helicóptero para Bento Gonçalves. Na cidade, em evento fechado, jantará na Miolo. Ainda não está confirmado se ele passará a noite no quartel do 6º BCOM, mas há essa possibilidade.