O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve chegar a Caxias do Sul por volta das 14h desta sexta-feira (9), segundo informação confirmada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ele virá de São Paulo, onde tem agenda, a bordo do avião presidencial. No entanto, a assessoria da presidência afirma que a agenda do presidente ainda está em construção e, como ele tem compromisso em São Paulo antes de vir a Caxias do Sul, a chegada na cidade depende disso. Ainda segundo a assessoria, a agenda segue confirmada, mas será fechada com os detalhes na véspera do evento.
A comitiva presidencial estará acompanhada por dois helicópteros. Bolsonaro e a equipe da presidência vão desembarcar no aeroporto regional Hugo Cantergiani. De lá, em princípio, segundo a UCS, ele deve seguir de helicóptero para a UCS. O pouso, se confirmado o deslocamento aéreo, será no campo de futebol da universidade. Contudo, a organização ressalta que o trajeto também poderá ser feito de carro. Já a assessoria da presidência aponta que essa possibilidade de deslocamento aéreo chegou a ser cogitada, mas também teve mudanças.
O roteiro conta com visita à planta de produção de grafeno para inauguração oficial da UCSGraphene e abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno, que ocorre de 9 a 16 de julho no Ginásio I da Vila Poliesportiva do Campus-Sede da instituição. Por último, o presidente se pronunciará no Ginásio 1, ao lado do campo de futebol e do Centro Poliesportivo. Depois, seguirá para Bento Gonçalves.
Lá, a infraestrutura e a logística da Serra estarão na pauta do encontro que lideranças empresariais pretendem ter com Bolsonaro. Já o setor moveleiro planeja entregar um convite ao presidente para a abertura das feiras Fimma e Movelsul Brasil, que ocorrem em março de 2022. A hospedagem da comitiva presidencial será em Bento Gonçalves, apesar de a principal agenda ser em Caxias. À noite, deve ocorrer um encontro com o setor vitivinícola. Ainda não há confirmação oficial, mas em princípio o presidente não deverá ficar hospedado em hotel, mas no quartel de Bento Gonçalves.
Uma reunião está marcada para as 9h da quinta-feira (8) para definir os detalhes do esquema de segurança da visita presidencial. O encontro foi confirmado pela direção do aeroporto, pela Brigada Militar e pela Guarda Municipal. A reunião irá contar ainda com a presença do Exército, do Gabinete de Segurança Institucional (GS) da Presidência da República, de representantes da Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. A reunião será no quartel de Caxias.
Parte do efetivo que acompanhará o presidente chegou a Caxias do Sul na manhã da terça-feira (6). O avião do governo federal, uma aeronave reserva do presidente, FAB 2591, pousou no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani às 10h16min, com materiais e parte do efetivo que deverá acompanhar o presidente no Estado a partir de sexta-feira (9).