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Foi movido pelo desafio que Alfonso Willembring Júnior aceitou, no início de 2020, o convite para integrar a breve gestão de Flavio Cassina (PTB) à frente da prefeitura de Caxias do Sul. O caxiense, atualmente com 53 anos, aceitava caminhar no terreno desconhecido da administração pública após duas décadas e meia de atuação na Polícia Rodoviária Federal (PRF). Com a troca na prefeitura, Willembring é um dos 10 integrantes do alto escalão que permanecerão nos cargos a pedido do prefeito eleito Adiló Didomenico.
Desde que ingressou na PRF em 1994, Willembring atuou em Caxias do Sul e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Chefiou a 2ª delegacia da corporação em Eldorado do Sul (a maior do Estado) e exerceu o cargo de chefe estadual de policiamento, além de superintendente regional substituto. Nesse período, o Brasil sediou a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, que exigiram esforço até então inédito por parte da corporação em todo o país.
— Quem coordenou as duas operações (no Estado) fui eu. Foi um período de grande aprendizado, porque ainda que Porto Alegre não tenha recebido nenhum jogo da Copa das Confederações, vários policiais foram cedidos, o que nos trouxe problemas — lembra.
Ao longo dos anos, ele também aprimorou a formação com cursos na área de mobilidade, gestão pública e atualmente cursa especialização em cidades inteligentes e inovação. Após receber convites para atuar nas mais diversas funções dentro da PRF - nem todos aceitos - optou por voltar a Caxias, onde chefiou a delegacia da corporação e se desligou em 2018.
Enquanto ainda se habituava ao comando da Secretaria de Trânsito, Willembring precisou comandar os trâmites para licitação do transporte público e tirar do papel as obras dos corredores de ônibus das ruas Marechal Floriano e Bento Gonçalves. Ações que impactam diretamente a mobilidade da cidade e que muitas vezes são questionadas por parte da população.
— Não conhecia nada dos sistemas burocráticos da administração municipal, aliás extremamente burocráticos. Tendo em vista a pandemia, havia sempre a comparação (das obras dos corredores) com a saúde, mas é um recurso carimbado, não dava para usar no Hospital Geral. Conseguimos assinar a ordem de início dois dias antes do fim do prazo. Isso foi gratificante — pontua.
Para os próximos quatro anos, já ambientado aos processos internos, o foco de Willembring será em ações para retomar a atratividade do transporte público, que passa pela licitação da nova concessionária, mas não se resume a isso. A questão, segundo o secretário, se entrelaça com a própria mobilidade da cidade. Por isso, a elaboração de um plano voltado ao assunto será outra prioridade.
— Temos que definir a mobilidade no sistema de trânsito de Caxias. Houve uma queda de 50% nos usuários do transporte coletivo, claro que com efeito da pandemia. São 50% que estão transitando de ônibus e, do restante, a maioria está utilizando veículo próprio ou aplicativo. Isso gera um número maior de veículos transitando, o que gera problemas de trafegabilidade. O sistema hoje tem um limite — observa.
Outras prioridades apontadas pelo secretário estão na integração dos ciclistas ao trânsito da cidade, a regulamentação do transporte por aplicativo, melhorias com a criação de binários e a aproximação com municípios da Região Metropolitana da Serra Gaúcha.
Franqueza e diálogo aberto
Uma das características mais marcantes de Willembring, que ele mesmo gosta de pontuar, é o diálogo aberto. Herança, segundo ele, dos tempos de PRF e que aplica no dia a dia da secretaria:
— O fato de você ter um uniforme e uma identificação policial te veste de uma autoridade muito grande e isso exige muita maturidade. Eu tratei com magistrados e com servidores da limpeza pública e o trato foi idêntico. Esse respeito pelas pessoas aprendi lá e trago muito comigo.
O secretário diz que também faz questão de manter uma boa relação com os servidores.
— Costumo ouvir a todos de maneira democrática. Ouço a crítica e o elogio. Se qualquer dos servidores tiver que ter um contato comigo, a porta está aberta e o telefone liberado. Eu sou franco e aí temos uma comunicação mais fácil — destaca Willembring.
O secretário também revela o que espera na relação com o novo chefe do Executivo:
— Pelo que conheço Adiló e Paula, tenho plena certeza que temos condições de fazer ótimo governo. São pessoas receptivas, com boa comunicação e com olhar amplo sobre a cidade.
As prioridades
Transporte público
"Temos que fazer voltar o interesse da população no transporte público. Hoje é uma questão que me deixa preocupado, porque estamos em um momento difícil para as empresas de transporte e precisamos lançar um edital que atraia essas empresas"
Plano de Mobilidade Urbana
"O sistema hoje tem um limite e quanto maior o número de veículos, maior o investimento que precisa ser feito. Também precisamos integrar o ciclista ao trânsito de Caxias"
Regulamentação do transporte por aplicativo
"Hoje não tem nenhuma regulamentação. Você não sabe, por exemplo, qual é o volume de motoristas de aplicativo. Isso aumentou a tal ponto que passa a ser desinteressante para aqueles que estavam investindo seriamente nisso"
Melhorias de mobilidade
"Temos projetos que vão demandar investimentos de porte e temos que buscar linhas de crédito. Temos proposições para binários na Avenida São Leopoldo e na Rua Matteo Gianella"
Aproximação com a Região Metropolitana da Serra
"Temos que procurar Farroupilha, São Marcos, Flores da Cunha, os mais próximos de Caxias, para buscar uma forma de tornar mais atrativo o transporte entre esses municípios"