A renovação dos Legislativos é uma das marcas das eleições municipais na Serra. Enquanto Caxias do Sul e Bento Gonçalves formaram cerca de metade da legislatura 2021 a 2024 com novos nomes, outros dois importantes municípios da Serra elevaram ainda mais o percentual de diferentes vereadores eleitos em relação a 2016. São os casos de Farroupilha e Flores da Cunha.
Em Caxias, 12 dos vereadores eleitos em 2020 não estavam na Câmara. Em Bento, oito dos 17 são novos. Já em Farroupilha, a renovação foi maior: 11 dos 15 vereadores que assumem em 2021 não faziam parte da bancada atual, o que corresponde a 73% de renovação. Taxa maior ainda foi alcançada em Flores da Cunha que elegeu apenas dois dos nove vereadores atuais para a próxima composição da Câmara, o que representa 77% de renovação.
A reportagem calculou os dados a partir de informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ainda que os nomes sejam diferentes em relação à eleição municipal anterior, vale lembrar que parte dos próximos vereadores já ocupou o cargo anteriormente, em vagas de suplentes. Entre os aspectos que favoreceram a renovação, está o fato de que os próprios partidos colocaram nomes diferentes à disposição. Em Flores da Cunha, por exemplo, apenas quatro dos atuais vereadores concorreram à reeleição e um componente da legislatura em vigor, Cesar Ulian (PP), foi eleito prefeito.
Quando se analisa o cenário dos partidos representados, também é possível notar uma mudança na composição, ainda que o número de partidos permaneça igual nos três municípios verificados pela reportagem. Republicanos, Cidadania e PL, por exemplo, são novidades. Já o MDB encolheu em
Bento, Flores da Cunha e Farroupilha, enquanto o PP cresceu nas três.
A eleição deste ano foi a primeira sem as coligações de partidos para as candidaturas de vereadores. Até 2016, as siglas se uniam para eleger candidatos bem conhecidos e os chamados puxadores de voto colaboravam para eleger também candidatos dos outros partidos coligados.
Confira os eleitos na região: