Após três longos anos de discussão, o projeto de lei que define critérios para a delimitação e denominação de bairros em Caxias do Sul vai à votação. A proposta, de autoria do vereador Jaison Barbosa (PDT), será avaliada em primeira discussão na sessão de amanhã. A atual divisão foi aprovada em 2008, sem um critério único definido, e ampliou o número de 45 para 65 bairros. O projeto naquele ano foi elaborado a pedido do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que precisava de uma definição atualizada para realizar o Censo 2010.
Leia mais
Antecipação de IPTU mostra como 2017 será um ano difícil para a prefeitura de Caxias do Sul
As articulações para presidir a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
12,5% dos eleitores de Caxias não tiveram as digitais reconhecidas no segundo turno
A comunidade, principal interessada, não foi ouvida na época e ficou muito incomodada. As pessoas trocaram de endereço de uma hora para a outra e deixaram de saber onde iniciava e terminava seus bairros. Houve "chiadeira", de moradores de comunidades como Século XX e Mariland, por exemplo, que passaram a fazer parte do bairro São Ciro.O projeto em pauta na Câmara resolve, aparentemente, questões práticas, como entrega de correspondências.
– O morador recebe carta do Samae com um tipo de denominação, correspondência da RGE com outra, carta da loja com outro tipo de denominação. Temos casos de moradores que recebem correspondências com quatro tipos diferentes de denominação. As delimitações não estão claras para a comunidade muito menos para as autoridades – diz Jaison.
A proposta prevê como critérios para uma área se tornar bairro, população residente entre 3 mil e 15 mil pessoas e moradias entre 600 e 3 mil. Se aprovada, irá respeitar a construção cultural das comunidades caxienses e devolver aos moradores o sentimento de pertencimento aos locais onde vivem. Além disso, a comunidade que se torna bairro tem, em tese, mais facilidade para cobrar do poder público infraestrutura e melhorias.