O Sistema Integrado de Mobilidade, o popular SIM Caxias, a revisão da concessão para o transporte coletivo, que vence em 2020, obras de mobilidade e providências técnicas e administrativas para melhorar a cidade são assuntos centrais do debate eleitoral. Eles impactam cotidianamente a vida da população.
Leia mais
Como Edson Néspolo vai melhorar a segurança em Caxias do Sul
Como Daniel Guerra vai melhorar a segurança em Caxias do Sul
Como Edson Néspolo vai melhorar a gestão pública em Caxias do Sul
Como Néspolo irá garantir vagas para a educação infantil em Caxias do Sul
Como Guerra irá garantir vagas para a educação infantil em Caxias do Sul
Daniel Guerra, candidato a prefeito de Caxias do Sul, promete abrir UPA da Zona Norte em 2017
Edson Néspolo, candidato a prefeito de Caxias, promete abrir a UPA da Zona Norte até setembro de 2017
Confira o que o candidato a prefeito Daniel Guerra (PRB) propõe para as áreas de mobilidade e infraestrutura.
Implantar o Mercado Público Municipal
Como será: Guerra diz que irá viabilizar a implantação do Mercado Público Municipal por meio de parceria público-privada. Segundo ele, o local será discutido com a comunidade. No entanto, a tendência é de que seja na Maesa. Ele garante que o mercado estará em funcionamento em seu mandato.
– Eu tenho participado da comissão pró-mercado público de Caxias e da Maesa (na Câmara de Vereadores). Vejo que as duas estão muito interligadas. Hoje, o que temos de diálogo com essas duas comissões e com várias entidades, a gente pode dizer que no momento, talvez, o local mais adequado seja na Maesa.
De onde virá o dinheiro: Parceria público-privada.
Revisar e adequar o SIM Caxias implantando o Inova Caxias Mobilidade
Como será: O candidato diz que alterações promovidas pelo SIM Caxias, como as conversões à direita na Rua Sinimbu, serão desfeitas. O novo projeto de mobilidade prevê, segundo Guerra, sinalização, como leds indicando obras na via a uma distância de, pelo menos, 500 metros. O candidato também fala em obras como rotatórias, viadutos e passarelas, porém, sem especificar local e origem dos recursos financeiros para viabilizá-las.
– A Secretaria de Trânsito vai ter que trazer para o governo o conceito de que o transporte coletivo tem que funcionar. Tem também a questão das vans escolares, que precisam ser revistas, o transporte de trabalhadores, os táxis, táxi-lotação, motociclistas.
De onde virá o dinheiro: O candidato não especifica a origem
Criar a Central Móvel de Manutenção Preventiva, que atuará nas demandas estruturais das vias municipais
Como será: Guerra diz que criará uma espécie de unidade móvel para fazer serviços de reparo e manutenção nas ruas.
– O veículo vai estar circulando e fazendo os reparos. São coisas simples, até passar um esfregão numa placa. É uma equipe com um equipamento para fazer reparos pontuais, tipo pintura de uma faixa, consertar um paralelepípedo solto. Se tu trata logo, resolve o problema.
Incentivar a concorrência de prestadores de serviço no transporte coletivo urbano
Como será: O candidato diz que irá criar um grupo de trabalho para tratar a concessão do transporte coletivo e começar a divulgar para o Brasil a licitação, que será lançada em 2020. Ele também diz que irá cobrar da Visate, até lá, que as cláusulas do contrato sejam cumpridas.
– O modelo ideal, primeiro, é que seja uma tarifa justa, que o ônibus seja como em lugares onde o transporte coletivo faz com que as pessoas deixem o carro em casa. Com pontualidade, certamente, tu deixaria teu carro em casa. Terceiro, que tu não seja tratado como qualquer coisa senão gente.
Estações de transbordo
Como será: Guerra diz que a quantidade de estações de transbordo será analisada e definida pelos técnicos das Secretária de Trânsito, Transportes e Mobilidade.
– Precisa, sim, ter novas estações de transbordo, mas nunca mencionamos quantidade. Essa questão (da quantidade) passa pelos técnicos da secretária. Creio, sim, que as estações fazem parte de uma necessidade que eu defendo e defenderei, inclusive na nova licitação, que é a tarifa única. Tarifa única, sim. Troncalização é algo que precisa avançar.
De onde virá o dinheiro: O candidato não especifica a origem dos recursos.