A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul vota nesta terça-feira a nova lei para o serviço de táxis na cidade. O Projeto de Lei é de autoria do poder Executivo e passou por primeira discussão na última quinta-feira.
O texto foi criado para unificar as leis do setor existentes na cidade e se adequar à legislação nacional. Representantes da categoria também ajudaram na elaboração do projeto, que deve resultar em mudanças para motoristas e passageiros.
Entre os principais pontos que envolvem os taxistas estão a limitação do tempo de permissão em 35 anos e a proibição de transferências ou aluguel a terceiros. O repasse é previsto somente para parentes de primeiro grau.
O projeto também prevê que novos taxistas tenham no mínimo o ensino fundamental completo e que todos, incluindo os já em exercício, passem por curso preparatório. O texto também inclui regras de vestuário, que proíbe uso de regata e bermudas de praia e boné, entre outros.
Para o passageiro, um dos principais benefícios será a criação da categoria de táxi executivo no aeroporto e na rodoviária. A categoria prevê que os carros tenham GPS, internet, leitor de cartões para pagamento das corridas e porta malas de 480 litros. A mudança dos permissionários nesses pontos não será obrigatória. A única discordância da entidade com relação ao texto é a cor prevista para os táxis executivos.
- Foi colocado na lei táxis azuis. Fizemos uma pesquisa nas revendas de carros e azul de cada montadora é diferente, então nossa sugestão, isso vai ser negociado com o prefeito, é deixar o táxi branco e mudar a cor da faixa, colocar a cor vinho, que é a cor da uva de Caxias - defende o presidente do Sindicato dos Taxistas, Adair Bernardo da Silva.
A nova lei também prevê táxis adaptados a pessoas com deficiência. Atualmente são dois veículos com essas características e mais três devem ser adicionados à frota, em licitação para a contratação de 40 táxis, prevista para janeiro.
Depois da aprovação, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT).
Transportes
Câmara de Vereadores de Caxias vota nesta terça nova lei de táxis
Texto unifica regras para serviço na cidade
GZH faz parte do The Trust Project