A partir de 5 de julho, quando inicia o período oficial de propaganda eleitoral, a TV Câmara de Caxias do Sul deverá ter alterações na programação. Uma resolução da Mesa Diretora, que está sendo editada, deverá determinar que sejam retiradas do ar as sessões plenárias, as audiências públicas, as reuniões abertas das comissões da Casa e as sessões solenes, normalmente transmitidas ao vivo pelo canal 16 da NET.
A medida, que será estendida ao segundo turno, caso haja, tem o objetivo de prevenir que a TV do órgão público veicule manifestações e debates que possam ser consideradas condutas vedadas aos agentes públicos em período eleitoral. As sessões ordinárias, que ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, às 15h45min, serão gravadas e editadas para serem transmitidas posteriormente.
O presidente da Casa, vereador Gustavo Toigo (PDT), afirma que será mantido apenas a Ordem do Dia, espaço em que são debatidas e votadas as matérias legislativas. O Grande Expediente e as Explicações Pessoais deverão ser suprimidos.
- São as partes onde pode haver algum problema e gerar representação. Se na Ordem do Dia, em algum momento um vereador se manifestar de forma que pode ser considerado pedido de voto, também será cortado. Queremos preservar a instituição e o conjunto de vereadores. A Lei Eleitoral é muito rígida, e a Casa está tomando cuidados - explica.
Toigo afirma que a medida é semelhante às que a Casa tomou nos dois últimos períodos eleitorais, em 2012 e 2010.
Eleições 2014
TV Câmara de Caxias do Sul deixará de transmitir sessões ao vivo a partir de 5 de julho
Mudança será para evitar transmissão de condutas vedadas durante período eleitoral
GZH faz parte do The Trust Project