A confusão envolvendo Pedro Incerti (PDT) e Rodrigo Beltrão (PT) na Câmara pode levar à suspensão das atividades parlamentares do pedetista por 60 dias. A comissão de ética julgou na noite de quinta-feira a denúncia apresentada pela bancada petista após Incerti supostamente agredir Beltrão na porta do plenário, minutos antes da sessão do dia 10 de maio.
A comissão, formada por Daniel Guerra (PSDB), Guiovane Maria (PT) e Renato Nunes (PRB), entendeu que houve quebra de decoro parlamentar por parte de Incerti e decidiu suspender o vereador. Para valer, a penalidade precisa ser aprovada por pelo menos nove vereadores em plenário.
A comissão de ética julgou improcedente a denúncia da bancada do PDT contra Beltrão, que será arquivada. Os pedetistas alegavam que ele não manteve sigilo sobre matérias da atividade parlamentar.
No dia 10 de maio, a confusão foi desencadeada porque Beltrão destituiu Incerti da relatoria do processo que julgava outra quebra de decoro parlamentar, a de Harty Moisés Paese (PDT). O petista defendeu-se afirmando que não havia determinação que tornasse o julgamento de Paese sigiloso.
Veja a confusão registrada em vídeo:
Veja a confusão registrada pelo vereador Rodrigo Beltrão (PT)