A degravação do vídeo que registrou o desentendimento entre os vereadores Pedro Incerti (PDT) e Rodrigo Beltrão (PT) será solicitada à Polícia Civil. O pedido partiu da Comissão de Ética Parlamentar da Câmara Municipal de Caxias do Sul e servirá para ajudar a apurar a confusão do último dia 10 de maio.
Em audiência da tarde desta quarta-feira, ficou definido que a relatoria dos processos caberá ao vereador Renato Nunes (PRB). A revisão ficou com o vereador Daniel Guerra (PSDB). Essa subcomissão para analisar o caso funcionará sob a presidência do vereador Guiovane Maria (PT). Na mesma audiência, Beltrão e Incerti prestaram depoimentos.
De acordo com Guiovane, que preside a Comissão de Ética, os trabalhos só serão retomados quando a subcomissão receber a degravação da Polícia Civil e os pareceres técnicos da assessoria jurídica da Câmara e da Delegação de Prefeituras Municipais (DPM), órgão de consultoria legislativa.
A comissão analisa as representações das bancadas do PT e do PDT apresentadas no dia 15 de maio. A representação do PT pede que a comissão analise a suposta quebra de decoro parlamentar de Incerti. No dia 10, o pedetista empurrou Beltrão e o ofendeu verbalmente após ser destituído da relatoria da comissão processante que investiga outra quebra de decoro, a do ex-vereador Harty Moisés Paese (PDT). O parecer de Incerti pedia o arquivamento do caso, enquanto a comissão decidiu encaminhar a decisão a plenário. A bancada do PDT pede que a comissão investigue suposto desvio ético de Beltrão ao destituir Incerti da relatoria.
Veja a confusão registrada em vídeo:
Veja a confusão registrada pelo vereador Rodrigo Beltrão (PT)