O ataque a um carro-forte, registrado na noite de quarta-feira (19), fechou por algumas horas o Aeroporto Hugo Cantergiani nesta quinta-feira (20). A decisão, segundo a prefeitura de Caxias do Sul, foi tomada pela Polícia Federal como medida de segurança. Uma varredura foi feita na parte interna do pátio com o objetivo de verificar se não havia ninguém dentro do local. Um voo da Latam, marcado para as 10h20min, foi cancelado. O espaço foi reaberto por volta das 10h30min.
A ação criminosa resultou na morte de um policial militar. Ele foi identificado como sargento Fabiano Oliveira, 47 anos, do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM). Um assaltante ainda não identificado morreu no confronto. Nesta quinta-feira, a polícia mantém as buscas aos criminosos. Segundo o comandante do 12° BPM, tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, os trabalhos ocorrem em toda a região e estima-se que de oito a 10 assaltantes estavam envolvidos no ataque.
No entorno do aeroporto o clima é de incerteza. Ainda no aguardo de respostas, passageiros aguardando na porta do terminal. Moradora de Porto Alegre, Cristiana Naras estava com outras quatro amigos esperando orientações por volta das 8h. O grupo tem voo marcado para as 12h40min com destino inicial a São Paulo. Depois, devem ir para Dubai e Bangladesh a trabalho.
— Chegamos no aeroporto de Caxias e na frente estavam muitos (cacos) de vidro, dois tiros na porta e o aeroporto fechado sem nenhum tipo de informação. Não sabemos qual vai ser o desfecho disso, não sabemos se vamos a Floripa para seguir viagem — ressaltou.
Os empresários da região também começam a organizar os estabelecimentos nesta manhã. Locadoras de veículos tiveram suas portas de vidro quebradas pela troca de tiros. Sócio da Prime Serra Store, Leandro Lino diz que ainda não tem um valor exato dos prejuízos causados. Vidros na fachada da loja e até máquinas de café fora atingidas pelos disparos.
Como foi a ação
Imagens de câmeras de segurança do aeroporto flagraram o momento em que criminosos chegaram no hangar do aeroporto. A ação aconteceu por volta das 19h30min. Nas imagens, é possível ver os criminosos fortemente armados, usando fardamento falso da Polícia Federal (PF).
Na ação, eles estacionam um veículo preto próximo ao portão do hangar. Em seguida, as imagens mostram o ponto, de dentro do local, onde uma viatura da PF, que também era falsa, está estacionada ao lado de dois veículos brancos.
De acordo com o Batalhão do Choque da Brigada Militar, o grupo tinha como objetivo roubar um veículo de transporte de valores. O dinheiro teria acabado de chegar no aeroporto em uma das aeronaves. Em nota, a Brigada Militar informou que o policial militar ficou ferido e foi encaminhado ao hospital, onde morreu. Criminosos conseguiram fugir para a mata.