Duas mulheres foram presas nesta terça-feira (23), transportando munições de calibres utilizados em fuzis. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a abordagem na BR-116, junto ao acesso da Rota do Sol em Caxias do Sul, na serra gaúcha.
Uma das mulheres dirigia um Argo (com placas de Belo Horizonte) e a outra estava em uma caminhonete Strada (emplacada em Florianópolis). Segundo a PRF, durante a abordagem, as duas teriam relatado que estariam voltando de Florianópolis (SC). Uma teria afirmado que viajou com a outra para Santa Catarina, porém a outra negou e disse desconhecer a mulher.
Na fiscalização, os policiais encontraram munições nos dois carros. Conforme a PRF, os calibres são de uso restrito (acessíveis apenas para certos órgãos e pessoas) e utilizados em fuzis. Nenhuma das mulheres soube informar a origem do material.
Em consulta aos sistemas, os agentes constataram que a mulher que dirigia a caminhonete tinha antecedentes criminais por ocorrências como estelionato e tráfico de drogas. O veículo em questão estava com comunicação de venda assinada no dia anterior pelo proprietário. Os policiais, então, entraram em contato com ele. Segundo a PRF, o proprietário acreditava ter vendido a Strada, mas percebeu que havia sido enganado ao conferir o saldo bancário e perceber que não mostrava o valor em sua conta.
O carro Argo, que era alugado, foi apreendido e deverá ser devolvido à locadora.
As duas mulheres — uma de 28 anos, natural de Caxias do Sul, e outra de 40 anos, de Santana do Livramento — foram presas. Elas foram conduzidas à polícia judiciária local, onde deverão responder por tráfico de armas, estelionato e associação criminosa.
No mesmo dia
Segundo a PRF, um segundo veículo foi recuperado na Serra no mesmo dia — uma S10, resultando em uma prisão.
De acordo com os policiais, o proprietário, residente em Pejuçara, no noroeste gaúcho, foi enganado e entregou o carro após receber um comprovante de depósito falso. Os agentes receberam a informação e localizaram a caminhonete em Caxias do Sul, trafegando pela BR-116.
O motorista, um homem de 41 anos, natural da cidade, foi preso em flagrante por receptação. O veículo foi recolhido.