A Fiscalização de Trânsito e a Guarda Municipal de Caxias do Sul realizaram mais uma ação contra a perturbação do sossego público. Eventos não autorizados para ocorrer na cidade, os chamados "rolês" são alvo da operação Duas Rodas. Desta vez, a fiscalização foi no bairro Nossa Senhora da Saúde na noite de quarta-feira (15). A prefeitura já havia anunciado que reforçaria este tipo de ação para combater encontros de motociclistas que se reúnem para realizar manobras proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Ao todo foram aplicadas 39 autuações de trânsito, sendo que cinco veículos foram removidos para um depósito credenciado. Também foram realizados quatro testes de etilômetro. Conforme a Fiscalização de Trânsito, no caso mais recente, o grupo estava nas proximidades da Rua João Quinto Toigo. Assim que os agentes de trânsito chegaram ao endereço, muitos condutores tentaram fugir. Entre eles foi flagrado um condutor com uma moto com 19 multas atrasadas (R$ 10 mil em dívidas).
Outro motociclista realizou manobras perigosas ao tentar fugir. Ele caiu e lesionou levemente o joelho. O homem foi atendido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a motocicleta recolhida por estar com a placa encoberta e descaracterizada. Além disso, outro condutor tentou fugir por uma estrada não pavimentada e também teve a fuga frustrada pela Guarda Municipal. A Operação também flagrou três adolescentes com motocicletas. Participaram da ação 11 agentes da Guarda Municipal e 11 de Trânsito.
Em caso de flagrantes, os motociclistas que estiverem participando dos encontros não autorizados são autuados pelo Artigo 174 do CTB. Trata-se de uma infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. Além disso, os eventos não autorizados são passíveis de identificação das motocicletas e autuações, mesmo sem abordagem ao condutor pelo agente de trânsito. A autorização para qualquer evento envolvendo motociclistas deve ser solicitada à autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via, que, em Caxias do Sul, é a Secretaria de Trânsito.