Ederson Antunes, 38 anos, foi condenado a 25 anos e oito meses de prisão pela morte de Fabiano Brum dos Santos. O crime aconteceu em março de 2009, no bairro Primeiro de Maio, em Caxias do Sul. O julgamento ocorreu nesta terça-feira (28) no Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal da Comarca da cidade.
O promotor Ronaldo Lara Resende, que representou o Ministério Público (MP) no julgamento, afirmou que a condenação foi justa e que não entrará com recurso. Segundo ele, a defesa de Antunes já entrou com pedido de recurso contra a condenação. A reportagem tentou contato com a advogada que representa o réu, mas não conseguiu retorno até a publicação.
O crime
De acordo com a denúncia do Ministério Público, era domingo, 1º de março de 2009, quando os dois teriam tido um desentendimento durante uma partida de futebol amador, que ocorreu em Flores da Cunha. Antunes era árbitro do jogo, enquanto Santos jogava em uma das equipes. Os dois homens discutiram verbalmente e trocaram empurrões.
Depois do desentendimento, por volta das 20h daquele dia, o réu foi até a Rua Rômulo Carbone, em Caxias, e atirou ao menos cinco vezes contra a vítima. Um dos disparos atingiu as costas do homem, que morreu no local. O autor já tinha antecedentes criminais e estava foragido do sistema prisional. Depois do crime, ele fugiu. Atualmente, Antunes cumpre pena por roubo no Presídio Estadual de Lagoa Vermelha.