O avião apreendido com cerca de 35 quilos de cocaína em Caxias do Sul, na semana passada, foi liberado nesta terça-feira (31). A decolagem do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani ocorreu às 15h45min. De acordo com o delegado da Polícia Federal, Adriano Amaral, a Justiça autorizou a restituição por "não restar comprovada a participação da empresa de táxi aéreo no crime de tráfico de drogas".
A aeronave estava retida no pátio do aeroporto desde o dia 24 de outubro, após chegar da cidade de Umuarama, no Paraná. A droga estava distribuída em quatro malas de um passageiro, que teria a Serra como destino. Ele tem 29 anos, mora em Porto Alegre e foi preso em flagrante. No dia seguinte (25 de outubro), a prisão foi convertida em preventiva, o que prossegue até esta terça.
Além do passageiro que foi preso, um piloto e um copiloto também estavam na aeronave. O delegado da PF informa que eles são funcionários da empresa e foram liberados. A aeronave, modelo King Air C-90 e avaliada em quase R$ 20 milhões, pertence à Táxi Aéreo Hércules Ltda. A reportagem contatou a empresa e aguarda retorno da direção.