O vereador e empresário de Veranópolis Aristeu André Caron (PTB) prestará depoimento à Polícia Civil no começo da tarde desta quinta-feira (28). Ele está preso por tentativa de homicídio por balear um homem de 34 anos no rosto no último dia 20. Essa será a primeira vez que o parlamentar irá se manifestar oficialmente. Segundo o delegado Tiago Baldin, Caron será ouvido no presídio de Nova Prata, onde está detido preventivamente desde o dia 21, quando foi transferido de Bento Gonçalves.
A tentativa de homicídio aconteceu por volta das 15h20min, em frente a uma fruteira às margens da BR-470, no bairro Monte Bérico. O estabelecimento pertence ao vereador. No dia do crime, ele fugiu do local, mas se entregou à polícia depois de ligar para o delegado Baldin, que é titular da Delegacia de Polícia de Veranópolis. Informalmente ele relatou à polícia que a motivação para atirar contra o homem seria um desentendimento em uma negociação. O homem baleado veio do Paraná para entregar uma carga de tomate na empresa de Caron. No momento da prisão em flagrante, o vereador permaneceu em silêncio.
Ainda na segunda-feira (25), depois de ouvir o depoimento da esposa do vereador e conversar com a defesa do parlamentar, a Polícia Civil solicitou à Justiça a prorrogação do prazo para conclusão do inquérito policial, que seria remetido ao Judiciário nesta sexta-feira (29). Conforme o delegado, a previsão é finalizar o inquérito nos primeiros 15 dias de outubro.
Após a prisão, o empresário, que ocupava a presidência da Câmara de Vereadores de Veranópolis, via assessoria jurídica, pediu licença por 90 dias. Assim, a suplente Gioconda Dal Ponte (PTB) assume o mandato em 2 de outubro. Já o então vice-presidente do legislativo, Luis Carlos Comiotto (PDT), assume a presidência da Casa.
A defesa do vereador foi procurada para se manifestar, mas não atendeu às ligações ou mensagens até a publicação desta reportagem. Em nota encaminhada em 21 de setembro, o advogado de Caron informou que buscava acesso ao teor da acusação para se manifestar.
Vítima segue em estado grave
A vítima está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Caxias do Sul. De acordo com a advogada que representa a família, ele segue entubado e o estado de saúde é grave. Havia a possibilidade do homem ser retirado do coma na segunda-feira (25), mas ele não reagiu para que o procedimento fosse realizado.