A Estação Férrea, em Caxias do Sul, voltou a ser palco de confusões na madrugada deste sábado (16). Em vídeos que circulam nas redes sociais, um grupo de jovens aparece arremessando objetos contra os seguranças que estão dentro de um bar. Nas imagens, alguns deles, todos homens, se jogam contra a porta e a vidraça do Doca Music Garden, que fica na Rua Coronel Flores, no bairro São Pelegrino.
De acordo com a Brigada Militar (BM), a ocorrência foi registrada como dano a patrimônio, por volta das 3h20min. Ainda conforme o registro, uma equipe foi acionada para verificar desordem em frente a uma casa noturna. Quando chegaram ao local, os policiais conversaram com responsável pelo bar, que relatou que um grupo danificou a fachada de vidro do estabelecimento.
A polícia encontrou um jovem que correspondia com as características relatadas e com imagens registradas pelo estabelecimento. Ele tem 18 anos e ainda estava perto do bar quando foi localizado. O jovem, que não tem antecedentes, afirmou à polícia que se manifestará apenas em juízo.
A proprietária do Doca Music Garden, Lídia Ribeiro, ressalta que a confusão começou dentro do estabelecimento comercial.
— Infelizmente, o ocorrido se iniciou dentro da nossa casa. Assim que identificado, nossos seguranças isolaram e retiraram os indivíduos para fora, sem violência, resguardando a integridade de nossos clientes e equipe. Os mesmos seguiram com a baderna, briga e violência contra a casa na parte externa, junto com quem estava fora da casa. Em nenhum momento usamos de força bruta ou violência com estes, apenas isolamos e fechamos as portas para segurança de todos.
Ela frisa que a equipe está bem e que em nenhum momento combateram a violência com o mesmo tipo de atitude:
— A nossa intenção é manter um lugar com diversão segura para ambos, público e equipe. Estamos todos bem e é isso que importa. Agradecemos a preocupação de todos, estamos recebendo muitas mensagens de carinho e preocupação da comunidade e de nossos queridos clientes. Agradecemos o trabalho de investigação da polícia e esperamos que os culpados sejam punidos.
Insegurança
Em junho deste ano, a insegurança no Largo da Estação Férrea foi tema de uma reunião pública na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O encontro, organizado pela Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, foi motivado por frequentes badernas e também pela divulgação de um vídeo em que homens ostentavam armas na área.
Depois disso, a BM e prefeitura, por meio da Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito, passaram a fiscalizar o espaço, que é alvo de frequentes reclamações por parte dos moradores da região.