As duas equipes envolvidas na briga generalizada, no dia 4 de junho, em Flores da Cunha, foram eliminadas do Campeonato Citadino de Futsal de Juniores. Na ocasião, mais de 30 pessoas estiveram envolvidas na ocorrência, no Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivotto. De acordo com o subsecretário de Desporto do município, Vagner do Canto, essa foi a decisão da Comissão Disciplinar da competição.
A comissão também definiu pelo cancelamento da final do torneio, que estava marcada para domingo, dia 18 de junho. As premiações serão entregues às equipes conforme já estava previsto no regulamento. As equipes envolvidas na briga não receberão premiação.
Conforme o registro da Brigada Militar (BM), a briga foi motivada por provocações entre torcedores após o término do jogo entre o Legião Esporte Clube e o JA Sports, que foi decidido nos pênaltis. Equipes da BM de Farroupilha e de Caxias do Sul chegaram a ser acionadas para prestar apoio à ocorrência, mas, conforme a BM de Flores da Cunha, a situação foi controlada antes mesmo da chegada do policiamento. Ainda segundo BM, uma porta da saída de emergência do ginásio foi danificada. Ninguém se feriu.
Leia a nota oficial da Comissão Disciplinas do Campeonato:
Os artigos 2º, 3º e 5º do Regulamento Geral do Campeonato Citadino de Futsal, Categoria Juniores, asseveram:
Art. 2° - São objetivos das competições do município de Flores da Cunha:
- Estimular a prática esportiva de forma saudável, possibilitando o entendimento da importância da atividade física na vida de cada indivíduo;
- Oportunizar uma vivência competitiva embasada em regras e disciplina;
- Oferecer momentos de lazer, descontração e interação esportiva;
- Promover o pleno desenvolvimento físico-psico-social que o esporte proporciona;
- Aproximar os munícipes de Flores da Cunha através do Desporto.
Art. 3° - A Coordenação Geral do Citadino de Futsal – Categoria Juniores – Edição 2023 será exercida pela Subsecretaria de Esportes de Flores da Cunha, denominada Coordenação Geral neste regulamento, sendo este o responsável máximo pela organização desta competição, não cabendo qualquer apelação de suas decisões.
Parágrafo segundo - A Comissão Disciplinar será formada por 1 (um) representante de cada equipe das 8 (oito) inscritas na edição 2023 e 1 (um) representante da arbitragem contratada pela licitação.
Art. 5° - A Comissão Disciplinar do Citadino de Futsal – Categoria Juniores – Edição 2023 avaliará todos os casos de falta de conduta disciplinar acontecidos no âmbito desta competição que não estejam previstos no Capitulo VIII deste Regulamento (Penalidades dos Atletas e Comissões Técnicas), acontecidos antes, durante ou depois das competições, determinando sanções quando for o caso, dentro dos objetivos que norteiam a realização desta competição e que já foram expressos neste regulamento. Também deverá, quando solicitada pela Coordenação Geral, emitir opinião sobre os pontos omissos deste regulamento.
Neste sentido, na data de 7 de junho de 2023, os representantes da Subsecretaria de Desporto reuniram-se com a Comissão Disciplinar do respectivo campeonato para analisar vídeos e imagens acerca do episódio ocorrido no jogo do dia 3 de junho de 2023, no Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto, envolvendo as equipes do J.A. Sports e Legião.
Neste ato, restou definida pela Comissão Disciplinar, por maioria dos votos presentes, pela punição das equipes J.A. Sports e Legião, com a eliminação de ambos os times desta competição, além de penalizar os atletas e torcedores com vínculo esportivo, quando possível sua identificação. Esta medida será comunicada aos envolvidos pessoalmente pela Coordenação Geral do evento.
Assim, resta cancelada a final do Campeonato Citadino de Futsal 2023, Categoria Juniores, programada para 18 de junho de 2023, mantendo-se as devidas premiações previstas no Regulamento Geral, exceto para as equipes e atletas envolvidos no fato acima mencionado.