Foi assinado nesta quinta-feira (11) o contrato com a empresa que fornecerá as novas câmeras de videomonitoramento que integrarão o cercamento eletrônico de Caxias do Sul. A vencedora da licitação foi a Vigillare Sistemas de Monitoramento Ltda, de Santa Maria. O contrato de locação de todos os equipamentos é de quatro anos (ou 48 meses), no valor de R$ 16.625.724,98.
Conforme a prefeitura, serão 275 câmeras de segurança com alta performance para monitoramento a grandes distâncias e que captam e processam imagens com boa resolução, clareza e riqueza de detalhes. As câmeras possuem um sistema analítico que fará a leitura de placas de veículos, com filmagem e gravação em tempo real, 24 horas por dia.
— Fico muito satisfeito de estar assinando o contrato para a aquisição destes equipamentos, que trarão mais segurança para a população e que servirão de exemplo para outros municípios — disse o prefeito Adiló Didomenico.
Em abril, a empresa foi aprovada nos testes realizados pelo município. A demonstração do funcionamento de softwares e de equipamentos de monitoramento era uma das etapas exigidas na licitação para locação do sistema e treinamento das equipes. De acordo com parecer assinado por representantes das secretarias municipais de Trânsito e Segurança Pública na ocasião, não houve intercorrências que mereciam destaque nos testes e todos os requisitos exigidos no edital foram atendidos.
Centro Integrado de Segurança Pública: "até o fim do ano", diz secretário
Conforme a prefeitura, o Centro Integrado de Segurança Pública está com obras em fase final de conclusão. Contudo, a previsão é de entrega à comunidade até o final deste ano. O prefeito Adiló Didomenico e secretários visitaram o espaço na última terça-feira (9).
O local comportará monitores de vídeo, que irão mostrar as imagens captadas pelas câmeras de segurança do cercamento eletrônico. A locação do imóvel é de 120 meses (ou 10 anos), ao custo total de R$3.294.400,00.
O prédio, localizado na Rua Marechal Floriano, entre as ruas Sarmento Leite e Tronca, no bairro Rio Branco, foi escolhido a partir de um chamamento público. Serão cinco salas, além de vestiários, banheiros, cozinha e garagem para os veículos de segurança. O local ainda terá espaço reservado para o estacionamento de 15 viaturas.
O Centro vai contar com 15 estações de trabalho e 10 painéis de vídeo, com monitores de 55 polegadas, que irão realizar o monitoramento por meio das 275 câmeras de vídeo, 24 horas por dia, com uma equipe de cerca de 30 pessoas, dentre policiais militares, guardas municipais e fiscais de trânsito.
Durante a visita, o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, ressaltou que agora inicia-se a fase de implantação de mobiliário e a instalação dos equipamentos.
— É um processo lento em decorrência das interfaces, mas que será concluído e entregue para a comunidade até o final do ano — estima o secretário.