Uma operação conjunta da prefeitura de Farroupilha, Brigada Militar e Polícia Civil encontrou 118 cães em situação de maus-tratos nesta sexta-feira (10), no bairro Cruzeiro. Segundo a Brigada Militar (BM), a Coordenadoria Municipal de Saúde e Bem Estar Animal havia recebido uma denúncia um tempo atrás, tentou entrar no local e foi impedida, e, com isso, contou com apoio dos policiais numa segunda tentativa. O canil privado faz a reprodução e comercialização de cães de raça, como lulu da Pomerania e yorkshire. O proprietário do local foi preso.
A BM afirma que alguns cães estavam em gaiolas pequenas e superlotadas, com péssimas condições de higiene e confinados em um local sem ventilação e escuro. As fêmeas que estavam em gaiolas também estavam sem água e comida. Outros estariam no lado de fora do canil, sem abrigo nem comida.
Devido à situação, o proprietário do local foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de Polícia Civil do município. O canil tem até segunda (13) para fazer readequações e realocar os animais para evitar superlotação. Uma nova fiscalização será feita na terça (14). De acordo com a BM, os proprietários alegaram ter uma chácara no município, para onde devem enviar alguns dos animais.