Uma idosa foi morta pelo próprio filho, um homem de 38 anos, com um tiro de espingarda calibre 12 no pescoço na noite desta quarta-feira (2), em Cotiporã. Ela foi identificada pela Polícia Civil como Gema Spezia, 76. O crime ocorreu por volta das 21h20min na Linha Almirante Tamandaré, em Capela São Marcos, no interior do município.
A delegada plantonista Maria Izabel Zermann Machado explica que o autor do crime teria efetuado um disparo de arma de fogo contra a parede da moradia. O tiro atingiu a mãe, que estava no interior da casa:
— Ele estava alcoolizado e já teria informações de violência doméstica, com ameaças contra a mãe. O irmão dele relatou que o autor era alcoólatra e que tinha conflitos com a mãe.
O autor, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi preso em flagrante e levado ao presídio de Bento Gonçalves. A arma de fogo foi apreendida.
Este foi o primeiro assassinato em Cotiporã e o 32º segundo da Serra em 2023. O caso será investigado como feminicídio. Se confirmado, será o quinto registrado na região neste ano. Outras três mulheres foram assassinadas em Caxias do Sul em janeiro e uma em Garibaldi.
Janeiro mais violento dos últimos cinco anos
O primeiro mês de 2023 terminou como o mais violento dos últimos cinco anos na Serra. No total, foram 31 assassinatos registrados na região desde o dia 1º, em nove cidades. Em 2018, no mesmo mês, sete municípios tiveram 30 mortes violentas em 31 dias, sendo que um dos casos, em Coronel Pilar, foi de lesão corporal seguida de morte.
Caxias do Sul lidera o ranking de janeiro de 2023, com 12 assassinatos, sendo que a maioria é relacionada a acerto de contas devido ao tráfico de drogas, segundo a Polícia Civil. Em Bento Gonçalves, foram seis mortes e, em Carlos Barbosa, quatro. Guaporé contabilizou dois homicídios e, Vacaria, três mortes violentas. Farroupilha, Jaquirana, Garibaldi e São Francisco de Paula também contabilizaram uma morte cada.