Uma denúncia ao Disque 180 levou a polícia a identificar uma vítima de tentativa de feminicídio em Caxias do Sul. Segundo a Polícia Civil, uma mulher de 59 anos teve 70% do corpo queimado após ter supostamente ter sido empurrada contra o fogo pelo seu companheiro. O caso aconteceu quando o casal realizava uma queimada no interior. A vítima ficou internada no hospital, mas recusava-se a denunciar o agressor. Mesmo sem a colaboração da vítima, a Polícia Civil coletou provas e prendeu um homem de 25 anos na tarde de terça-feira (5).
O relato ao Disque 180 foi repassado à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), que iniciou as investigações. A tentativa de feminicídio aconteceu no dia 25 de agosto. No hospital, a vítima teria relatado que autor do ataque era o companheiro, mas negava-se a formalizar a denúncia.
Outro fato que chamou atenção é que o suposto agressor não saía de perto da vítima no hospital, o que acabou gerando certo tumulto no período de internação. Testemunhas apontaram, inclusive, que ele estaria usando de todos os meios para impedir que a mulher ficasse sozinha.
Durante as investigações, policiais ficaram sabendo que a vítima, mesmo em tratamento hospitalar, teria sido novamente agredida pelo companheiro. Contrariando orientação médica, a mulher solicitou alta e deixou o hospital.
Os indícios e depoimentos coletados pela Polícia Civil foram apresentados à Justiça, que decretou a prisão preventiva do suspeito, que foi capturado em São Marcos, quando levava a vitima para fazer curativos. Ele foi encaminhado para o sistema penitenciário. Por outro lado, a mulher foi orientada a procurar o auxílio da rede de proteção à mulher.
Como denunciar a violência contra mulher:
:: Central de Atendimento à Mulher: telefone 180
:: Coordenadoria da Mulher: (54) 3218-6026
:: Centro de Referência para a Mulher: (54) 3218-6112
:: Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM): (54) 3220-9280
:: Patrulha Maria da Penha: (54) 98423-2154