Canal para denúncias de violência contra a mulher, o Ligue 180 recebeu 1.170.580 atendimentos em 2017, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos (MDH). Dessas ligações, foram 82.568 relatos de violência e 73.668 registros de denúncias de violência contra a mulher. Somente no Rio Grande do Sul, foram 47.277 chamadas.
Nessa situação, é essencial que a mulher saiba onde e como procurar ajuda. O atendimento do Ligue 180, por exemplo, disponibiliza orientações sobre leis e direitos das mulheres, informações sobre os serviços especializados da rede de atendimento à mulher e coleta de dados sobre a situação de violência sofrida pela vítima.
Mas, além desse, outros canais também servem como auxílio e pontos de denúncia. Mulheres em situação de violência podem buscar atendimento no Centro de Referência para a Mulher (CRM), ou nos seguintes telefones:
Como denunciar
Coordenadoria da Mulher: (54) 3218.6026
Centro de Referência para a Mulher: (54) 3218.6112
Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM): (54) 3220.9280
Patrulha Maria da Penha: (54) 9 8423.2154
Central de Atendimento à Mulher: telefone 180