Foram identificados como Caue Macedo Batista, 17 anos, e Luciano de Assis Pereira, 48, dois dos três suspeitos que morreram em um confronto com a Brigada Militar (BM) na manhã de sábado, em Garibaldi. O terceiro envolvido foi identificado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) como Jonathan Felipe Telles Moreira, de 29 anos. Nenhum policial militar foi ferido na ação.
A ocorrência ocorreu na RS-453, próximo ao chamado Trevo da Telasul, entre Garibaldi e Farroupilha e envolveu policiais do 4º Batalhão de Choque, que estava na região em ação preventiva contra um possível atentado contra um empresário.
A informação sobre o suposto planejamento deste crime foi colhida pela Agência Regional de Inteligência, do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO Serra). No monitoramento em Carlos Barbosa, os agentes do Choque tentaram abordar um veículo suspeito. Houve resistência e iniciou-se uma perseguição.
O confronto aconteceu na RS-453, no acesso a localidade Tamandaré, onde os três suspeitos desembarcaram de um Fiat Palio, de cor vermelha e placas de Caxias do Sul. De acordo com a BM, eles estavam de arma em punho e pretendiam correr em direção a um matagal. Os agentes do Choque revidaram aos tiros e os três suspeitos morreram no local.
Dois revólveres e um simulacro de pistola foram apreendidos com os tripulantes do veículo. Segundo a BM, o adolescente de 17 anos possuía uma extensa ficha policial por infrações análogas a homicídio, roubo, receptação e tráfico de drogas. Pereira possuía passagens por ameaça e embriaguez. Moreira tinha antecedente por tráfico de drogas.