Em um novo surto, a Penitenciária Estadual de Caxias do Sul tem, atualmente, 13 detentos com covid-19. O grupo está isolado em tratamento na unidade de saúde que existe dentro da cadeia do Distrito de Apanhador, na divisa com São Francisco de Paula. Este surto se iniciou no dia 19 de março e é considerado controlado pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seapen). Em julho de 2020, no mesmo presídio, foram identificados 140 casos da covid-19. A maior casa prisional da Serra abriga 1.170 presos.
Os exames são feitos apenas nos apenados que apresentam sintomas, segundo o delegado penitenciário regional Marcos Ariovaldo:
— O primeiro caso foi detectado no dia 17 de março e foi considerado um surto (quando há três ou mais infectados) a partir de 19 de março. Desde lá, alguns presos se recuperaram, outros foram detectados. É um número que diminui e aumenta, mas é uma situação que está controlada.
Diferente dos surtos anteriores, desta vez não houve uma determinação judicial para suspender as movimentações da casa prisional. Apenas medidas administrativas foram adotadas pela própria Susepe.
Esse é o sexto surto de coronavírus em casas prisionais da Serra. O primeiro aconteceu entre julho e agosto de 2020, no o Apanhador. Quatro meses depois, o vírus chegou ao Presídio Regional, que fica na BR-116, na área urbana de Caxias do Sul. Na ocasião, 10 presos e três agentes penitenciários testaram positivo.
Surtos também foram detectados nos presídios de Vacaria em janeiro, quando 22 detentos testaram positivo, e de Canela em fevereiro, com cinco casos entre presos e três de servidores penitenciários. O último surto aconteceu no mês passado em Bento Gonçalves. Neste período, duas mortes em decorrência do coronavírus aconteceram em casas prisionais da Serra, ambas em Caxias do Sul.
Em todo o Rio Grande do Sul, a Susepe já realizou mais de 23 mil testes de covid-19, com 2.626 casos de presos recuperados e 12 mortes em decorrência da doença. Conforme o último boletim, estão em tratamento 148 casos de covid-19 e outros 119 suspeitos em presídios gaúchos.
Vacinação de servidores penitenciários
A Susepe, alegando questões de segurança, não divulga quantos servidores foram infectados com o coronavírus, mas o delegado Ariovaldo garante que a casa opera normalmente. A vacinação destes profissionais se iniciou nesta semana. Em Caxias do Sul, a Susepe informa que 80% dos agentes penitenciários já foi imunizado com a primeira dose.
As aplicações aconteceram em horário de expediente nas unidades de saúde que existem dentro das duas casas prisionais da cidade. A expectativa é que o restante da equipe seja vacinado na semana que vem.
Os presídios de Canela, Guaporé e Vacaria já tiveram 100% dos servidores vacinados com a primeira dose contra o coronavírus.