A chuva deste domingo não atrapalhou os planos de quem aguardou a semana inteira por uma das atrações mais badaladas da programação da Semana de Galópolis 2019: a Churrasqueira Coletiva, montada sob tendas na praça do bairro. Os primeiros assadores chegaram ainda na madrugada, e a confraternização iniciou-se logo após a missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, reunindo dezenas de moradores — cada um levou a própria carne, espetos, toalhas, talheres, cadeiras e bebidas.
A churrasqueira, feita com blocos de concreto em uma das ruas laterais da praça, começou a ser montada ainda na noite deste sábado (26), enquanto ocorria outra atração bastante concorrida, a poucos metros dali: o Jantar Receitas Tradicionais de Galópolis, no Salão Paroquial.
Foi quando os convivas provaram delícias como a sopa de agnoline da Zenaide, a dobradinha do seu Cachimbo, o galeto assado do João Felippi, a polenta cremosa três queijos da Raquel, os canudinhos da Maurília, entre várias outras iguarias típicas do bairro — destacadas no convite pelo primeiro nome ou apelido de quem as fez.
Presenças ilustres
O jantar também teve a presença de duas personalidades de destaque na história do lugar: dona Lidia Canale, eleita dia 17 a mais bela nona de Galópolis — a La Piu Bella Nonna —, e dona Celina Dal Prá Zingerling , 101 anos, ex-moradora do bairro e homenageada pela organização.
A Semana de Galópolis
Iniciada no último dia 17, a Semana de Galópolis incluiu uma série de atrações, envolvendo toda a comunidade e ajudando a divulgar a cultura e a história do bairro. Entraram aí caminhadas ecológicas, roteiro pelos pontos do Museu de Território, apresentações artísticas, torneios esportivos e de canastra, exposição de alunos na Escola Ismael Chaves, encontro do Motoclube Galópolis, a Noite do Filó e o 1º Pedal Galopolitano. O evento costuma ocorrer de dois em dois anos.
Confira abaixo alguns momentos da programação, captados pela fotógrafa Cintia Moschen.