Fechado para visitação desde o início da pandemia de covid-19, em 2020, o Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) está prestes a reabrir ao público.
Um total de R$330 mil, repassado pelo Ministério Público por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), possibilitou a revitalização de 28 recintos onde estão abrigados quase 90 animais de 38 espécies diferentes.
Já foram realizadas pinturas, reformas nas calçadas onde irão circular os visitantes e uma placa informativa com o histórico do espaço foi instalada na entrada. A UCS não confirma a data e os detalhes da reabertura.
Inaugurado em 1997, o Jardim Zoológico da UCS abriga animais que têm algum histórico de resgate ou problema de saúde, fatores que extinguiram a chance de vida deles em ambiente natural.
O TAC repassado ao Instituto Hospitalar Veterinário da UCS (IHVET), que mantém o Jardim Zoológico, foi proposto pela promotora de Justiça Janaína de Carli Santos a partir de um acordo após crime ambiental cometido por um frigorífico de Caxias do Sul.