Os shows de alunos no encerramento do ano letivo da Apae Canela ganharão uma dimensão maior com a inclusão de uma apresentação - feita 100% dentro da entidade - na programação do 37° Sonho de Natal. É a primeira vez que pais e alunos farão apresentação fora da escola.
Com teatro, dança e canto, o espetáculo Natal Encantado, Sons do Brasil vai reunir um elenco de 45 pessoas no Multipalco da Praça João Corrêa neste sábado (30), a partir das 19h45. O show volta a ser exibido no próximo dia 21 de dezembro.
— Sempre tivemos as apresentações de alunos para os pais ou para os próprios alunos, mas apenas dentro da escola. Vimos que tínhamos uma equipe talentosa e que as crianças estavam felizes. Então, lançamos o desafio para nossa coordenação: uma apresentação na praça dentro do Sonho de Natal. Todos incorporaram o espírito. Apresentamos o projeto para a Secretaria de Turismo e Cultura, que valorizou nossa proposta e comprou a ideia — afirma o presidente da Apae Canela, Luciano Perottoni.
Ele destaca ainda que a participação da entidade no maior evento de Canela possibilita a inclusão dos alunos.
— Não temos nenhum ator profissional e, com as duas apresentações no Sonho de Natal, teremos a inclusão de fato. Tudo foi feito dentro da Apae, do roteiro a decoração. Todos estão muito ansiosos. A inclusão verdadeira acontece quando os atendidos não apenas participam, mas lideram cada momento do espetáculo — frisa o presidente.
Já a coordenadora da Apae Canela, Maria Cristina da Silva, salienta que a peça é resultado das oficinas realizadas na entidade.
— Temos 12 oficinas ao todo, entre dança, teatro, música e outras. Notamos que as crianças passaram a desenvolver aptidões e montamos uma apresentação para o palco principal da cidade — diz Maria Cristina.
O diretor geral do Natal Encantado, Sons do Brasil, Alisson Ariel, que é ator profissional e oficineiro na Apae, revela que o espetáculo conta a história de um avô que ficou viúvo e triste.
— O avô resolve trazer os netos para próximo de si, mas as crianças não acreditam mais no Natal. Cabe ao avô reacender a magia e as tradições natalinas — resume Alisson, que interpretará o vovô.
O aluno Benjamim Inácio, 13 anos, será um dos personagens centrais da peça. Para o adolescente, que vai interpretar um dos três netos, a estreia no palco traz um misto de alegria e nervosismo:
— Os ensaios estão bem legais. Gostei bastante desse palco, mas estou um pouco nervoso — afirma.
Quem também estará em cena é a mãe de Benjamim, Modesta Aguiar Dias. Os pais fazem parte do coral que estará contracenando com os alunos.
— Nossa expectativa está muito grande. Um pouco preocupados para dar tudo certo, mas muito felizes por ver a alegria das crianças, por ver a dedicação e a superação delas — diz Modesta.
Para a mãe, as oficinas de teatro fizeram desabrochar um talento oculto no filho.
— Ele desenvolveu muito desde que começou. Com o teatro, mostrou que possui uma capacidade que nós não conhecíamos — celebra.
Programação deste final de semana
Sexta-feira (29)
- 19h45min – Rafa Schuller, Christmas Rock, no Multipalco
Sábado (30)
- 17h – Natal de Anelise, na Praça João Corrêa
- 19h45min – Natal Encantado, Apae Canela, no Multipalco
Atrações diárias
- 10h - Vila de Natal - Feira de Artesanato, na Praça João Corrêa, até às 21h
- 13h - Casinha do Papai Noel, na Praça João Corrêa, até às 21h (de quinta a domingo)
Programação paralela
- 20h e 21h - Contos da Catedral: O Segredo do Velho Noel, na Catedral de Pedra, Espetáculos diários.