A Praça Dante Alighieri entrou oficialmente no clima do Natal. Na noite desta quarta-feira (27), um concerto natalino culminou na chegada do Papai Noel ao Centro de Caxias do Sul e na inauguração da decoração da época, com o acendimento das luzes. A apresentação, promovida pela Secretaria Municipal da Cultura, também foi a abertura da programação Magia dos Encontros, da própria pasta.
O ponto alto da noite foi a chegada do Papai Noel, com a trupe de ajudantes malabaristas. A estrela da noite chegou em um iluminado triciclo ao som de Então É Natal, deixando as crianças em alvoroço.
No palco, o Papai Noel recebeu a chave da cidade da prefeita em exercício, Paula Ioris. Depois, fez uma contagem regressiva para acender toda a decoração, do presépio à árvore de 12 metros - que também é a casa do Bom Velhinho. Diariamente, até 22 de dezembro, ele estará recebendo as famílias entre 17h30min às 20h.
— Está aberto oficialmente o Natal Magia dos Encontros de Caxias do Sul — declarou o Noel.
A praça transformou-se em uma verdadeira festa de Natal. Enquanto o Papai Noel e os ajudantes começavam a receber as crianças já nesta noite, a Orquestra Municipal de Sopros e o Coro Municipal continuavam embalando a noite com a trilha natalina.
Quem adorou a noite e ficaram animadíssimos para ver o Papai Noel foram os irmãos Alicia, 7 anos, Braian, 6 e Valentina, 3. Eles estavam com o pai, Maicon Mateus Longhi, 37, curtindo a noite no Centro. Para eles, tudo está "muito legal".
— Foi um espetáculo maravilhoso! Gostamos muito de música, e para mim tudo que aconteceu aqui foi maravilhoso — descreveu o pai.
Já passado das 20h, crianças formavam uma longa fila para tirar uma foto com o Papai Noel. As famílias, da mesma forma, demonstravam encantamento com a decoração da Praça Dante Alighieri.
Concerto natalino embalou a noite
Antes da chegada do Papai Noel, famílias e muitas crianças curtiram o concerto natalino. Olhares atentos acompanhavam os musicistas da Orquestra Municipal de Sopros e do Coro Municipal. A regência ficou por conta do maestro Gilberto Salvagni, enquanto a direção do Coro é assinada por Artur Stockmans Teixeira. A direção geral do espetáculo é de Maysa Stedile. O repertório foi completamente dedicado a celebração do Natal.
— É sempre muito legal fazermos trabalho em conjunto porque conseguimos trazer duas das três companhias municipais. É um incentivo para o público vir e conhecer nosso trabalho. E nada mais legal do que o público acompanhar o repertório natalino. É gratificante. Ainda mais em dia de chuva, que o público vem e lota — conta Teixeira.
Junto das belíssimas vozes, como elogiou o maestro Gilberto Salvagni, a apresentação trouxe o folclore natalino já conhecido ao lado de algumas novidades. Os arranjos são de Willames Costa, que estavam com a orquestra de Novo Hamburgo, e foram cedidos à companhia caxiense.
— É bem para entrar no clima de Natal mesmo. O diferencial desse ano é integralmente canções que tem a ver com o Natal. Está muito lindo e emocionante — contou o maestro.
Investimento da decoração
O investimento para a decoração lançada foi de R$ 700 mil. O destaque é a árvore de 12 metros, com característica instagramável (para fotos) e efeitos luminosos. Também há um presépio no chafariz da Praça Dante.
A noite também marcou o lançamento da programação Magia dos Encontros, que conta com mais de 150 artistas e segue pelas próximas semanas. Eles levarão apresentações itinerantes para todos os cantos da cidade até 22 de dezembro. Haverá apresentação de dança, teatro, circo e música. A programação completa está no site da prefeitura.
— Vocês são a razão de estarmos fazendo essas atividades para deixar Caxias mais colorida, alegre e movimentada. É tempo de reencontros, de resiliência, amor, fraternidade e reflexão — declarou a secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto, ao público.
Ainda conforme a assessoria da pasta, a decoração desse ano recebeu "investimentos ajustados em relação ao ano anterior" por conta da crise climática de maio. A comunicação afirma ainda que a decoração da Praça ganhará complementos nos próximos dias.