O Grande Espetáculo de Natal volta ao coração de Caxias do Sul para apresentações circenses e musicais sobre a magia do Natal. Em frente à Casa Magnabosco, na Rua Sinimbu, o Grupo Tholl e o Coro da Unimed serão os responsáveis pela apresentação. Neste ano, a organização estima a participação de 25 mil pessoas, entre as noites de sábado (30) e domingo (1º).
Para 2024, a inspiração veio de longe. O musical da Broadway Annie, adaptação cênica da história em quadrinhos Little Orphan Annie (ou Pequena Órfã Annie), do cartunista norte-americano Harold Gray, será o ponto de partida para o espetáculo a céu aberto, no centro da cidade.
— Neste ano, ampliamos nossa infraestrutura. Ampliamos para três telões, em função da quantidade de público que tem se apresentado, aumentamos as arquibancadas também. O que a gente espera é que as pessoas possam conviver, aproveitando esse momento em família. Vai ter a decoração na Praça Dante também, então as pessoas podem aproveitar neste momento para circular pelo Centro Histórico da cidade — analisa a produtora cultural do evento, Cali Troian.
O espetáculo terá seis números circenses, apresentados pelo grupo pelotense Tholl, oito músicas de coral, apresentadas pelo Coro Unimed, que pela primeira vez terá participação de crianças. Entre as novidades da apresentação deste ano, está o uso da estrutura da Casa Magnabosco como parte do espetáculo.
As performances artísticas serão traduzidas em Libras e também contadas com o auxílio da audiodescrição. Neste ano, parte dos lugares na arquibancada será reservada para idosos, PCDs e deficientes auditivos e visuais. O público também terá à disposição banheiros PCD, e poderá entrar e sair do espetáculo com mais facilidade. Isso porque haverá uma área exclusiva para esse objetivo, na Rua Marquês do Herval. Com o objetivo de quebrar barreiras geográficas, o espetáculo também será transmitido ao vivo pelo canal do evento no YouTube.
— A gente já percebe que o espetáculo faz parte do imaginário da comunidade. As famílias estão aderindo a essa programação e o nosso desafio é sempre trazer novidades, resgatando e fortalecendo esse sentimento de Natal. Então, a nossa expectativa e o nosso desafio é atender de forma cada vez mais encantadora e emocionante o público — afirma Cali.
O que esperar das performances artísticas
Os artistas do Grupo Tholl se apresentam ao lado do Coro Unimed e de bailarinos locais no Grande Espetáculo de Natal. De acordo com o fundador do Tholl, também diretor artístico, João Bachilli, o espetáculo é completamente diferente dos realizados nos últimos dois anos.
— Não gosto de dar spoilers, pois me permito, como diretor, mudar algo até o último momento. Teremos um fio condutor da história que vai se ‘natalizando’ conforme o andamento do espetáculo — antecipa Bachilli.
Já na parte musical, 42 vozes do Coro Unimed, regido pelo maestro Ivan Montanha, se unem para entoar as canções que prometem emocionar o público caxiense.
— Vamos ter muitas surpresas em 2024 mas, ao final, todas elas nos levarão a um mesmo sentimento, marcado por amor e fraternidade. A ideia é que possamos nos revigorar para o novo ano que se avizinha — reflete o maestro.
Os trabalhos do Grande Espetáculo de Natal são liderados por Pedro Horn Sehbe, idealizador e diretor-geral, João Bachilli, na direção artística, roteiro e criação de figurinos, Ivan Montanha, na direção musical, Cali Troian, como diretora-executiva e Matheus Brusa como coreógrafo.
O Grande Espetáculo de Natal é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. O oferecimento é de Lojas Magnabosco e Unimed Serra Gaúcha.
Em caso de chuva, o espetáculo será transferido para os dias 2 e 3 de dezembro (segunda e terça-feira).
Programe-se
- O quê: Grande Espetáculo de Natal
- Quando: sábado (30) e domingo (1º), a partir das 20h
- Onde: Rua Sinimbu, em frente à Praça Dante Alighieiri
- Ingressos: entrada gratuita. É possível acompanhar nas arquibancadas ou levar a própria cadeira de praia.