Marcado para iniciar nesta segunda-feira (4) em todo o país, o Feirão Limpa Nome da Serasa ainda não foi habilitado no sistema dos Correios de Caxias do Sul, onde estava previsto para ocorrer na agência da Rua Sinimbu.
Em parceria com a empresa pública federal, o Serasa disponibiliza nos guichês dos Correios as informações das dívidas após a consulta do CPF. Por ali serão informados o valor da cobrança e a forma de negociação proposta pelas empresas credoras.
Caxias do Sul consta como um dos quatro municípios do interior do Estado a receber a iniciativa considerada a maior realizada até hoje. No entanto apenas uma agência, e em Porto Alegre, teve o sistema habilitado para a renegociação das dívidas já nesta segunda-feira.
De acordo com a chefia regional dos Correios em Caxias, a informação é de que durante essa semana, pelo menos, o atendimento continue sendo possível apenas na Capital.
Além disso, quando divulgada, a ação previa que a agência da Rua Sinimbu fosse envelopada com uma identidade visual que comunicaria para o feirão. Isso ainda não foi feito.
A última Pesquisa da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Caxias aponta que 32,4% da população caxiense está negativada. São mais de 134 mil pessoas com dívidas concentradas principalmente em bancos, que representam quase 65% do total.
CDL quer recuperar R$ 3,7 milhões em dívidas no comércio até o final do ano
Ao traçar o perfil do endividado caxiense, a CDL constatou também que o valor médio das dívidas em Caxias é de R$ 5,1 mil. É dos homens o maior volume de dívidas, em média de R$ 5,8 mil. Já as mulheres devem em torno de R$ 4,8 mil.
Para mudar esse cenário, até 3 de janeiro de 2025, os caxienses inadimplentes no comércio e nos serviços da cidade podem renegociar suas dívidas no SPC Brasil por meio da 7ª edição do Feirão Quita Dívida, promovida pela entidade. A expectativa é de que sejam recuperados cerca de R$ 3,7 milhões com os acordos, 20% mais do que na ação anterior.
Os descontos podem chegar a 80%, com parcelamentos, abatimento de juros e isenções de multas.
Além do contato da equipe de cobrança da CDL Caxias, o consumidor que deseja quitar seu débito poderá ir diretamente no balcão de atendimento do SPC Brasil, junto à entidade (Rua Sinimbu, 1415, esquina com Alfredo Chaves), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.