A empresa Traçado Construções e Serviços venceu a licitação para a reforma da pista principal do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. A empreiteira também é responsável pelo restauro da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho na capital gaúcha. O resultado do trâmite foi homologado nesta segunda-feira (25) e publicado no Diário Oficial do Município. Os trabalhos devem durar 120 dias e custarão R$ 7 milhões.
De acordo com a prefeitura, ainda nesta semana, os técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) encaminharão o Termo de Compromisso à empresa. O documento, depois de assinado, será divulgado no Diário Oficial do Município e as obras devem começar após cinco dias úteis da publicação.
Essa foi a segunda tentativa de contratação. No primeiro certame, as três empresas que demonstraram interesse foram desclassificadas por não cumprirem os requisitos técnicos ou extrapolarem o orçamento. A Traçado foi uma das participantes, que havia solicitado R$ 9 milhões para a obra e acabou desclassificada. Também no primeiro certame, a Vivacom Comércio e Serviços Ltda, com sede no Rio de Janeiro, e a gaúcha Toniolo, Busnello SA, apresentaram propostas dentro do valor orçado, mas não comprovaram a capacidade técnica para a execução.
Obras à noite
A análise de capacidades técnicas para a contratação tem sido rigorosa para evitar qualquer risco de que as obras paralisem as atividades do aeroporto. O terminal tem voos das 6h30min até próximo das 20h. O horário noturno, portanto, é o intervalo possível para o trabalho das equipes e a pista precisa estar em condições operacionais no dia seguinte. Por conta disso, todo o maquinário deverá ter uma segunda unidade reserva para o caso de defeito, o que encarece a obra. Além disso, o canteiro de trabalho precisa ser montado e desmontado diariamente.
O projeto prevê a remoção da camada asfáltica de oito metros para cada lado a partir do eixo central de todos os 1.940 metros de pista. A área totaliza 36,6 mil metros quadrados. Em seguida será aplicado um novo pavimento de cinco centímetros de espessura. O material tem características próprias para a operação de aeronaves, como mistura de polímeros. Não será necessário recuperar a base da pista.
O recapeamento tem duração prevista de quatro meses e vai ocorrer inclusive em uma área da pista atualmente não homologada para uso. A consultoria contratada pelo município para planejar melhorias no aeroporto estuda a possibilidade de utilizar o trecho de cerca de 230 metros para decolagens. Para isso, é preciso homologação por parte da Anac, que deve ser solicitada após as obras. A utilização dessa extensão para pousos não é possível devido à existência de obstáculos.
Outras ações
Além da reforma da pista, outra grande intervenção planejada é a ampliação do terminal de passageiros, e que está na fase de detalhamento do orçamento. Essas obras são fundamentais para retomar o crescimento sustentável da utilização do aeroporto, pois ofereceriam mais qualidade e conforto nas operações:
O projeto básico para ampliação do terminal de passageiros foi doado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon). A obra contará com uma estrutura modular metálica, cuja construção deve durar 45 dias.
A ampliação vai se estender para uma área à frente do atual terminal, ocupando parte do estacionamento das aeronaves, com uma ampliação de que deve ser de quase mil metros quadrados. Além disso, uma nova esteira para bagagens e um novo equipamento de raio X e detector de metais também estão previstos.