O teatro de bonecos é uma tradição de Canela e o 37° Sonho de Natal abre espaço para a arte bonequeira com o espetáculo O Natal de Anelise, que faz sua estreia neste sábado, na Praça João Corrêa. Com produção da companhia canelense Daiene Cliquet Artes, a peça será exibida todos os sábados até 4 de janeiro de 2025, sempre a partir das 17h. O evento natalino é uma realização da Secretaria de Turismo e Cultura de Canela e terá atrações gratuitas até 12 de janeiro.
É a segunda vez que os bonequeiros César e Daiene Cliquet participam da programação do Sonho de Natal com a peça criada para o evento. Conforme Daiene, a ideia do espetáculo é trazer informações e curiosidades sobre a história do Natal utilizando a ludicidade do teatro de bonecos para cativar o público.
— Além de fazer rir, buscamos apresentar um conteúdo educativo. Temos recebidos muitos elogios e esperamos uma interação bacana com o público — diz Daiene.
Na trama, a boneca Anelise e seu amigo, Klauss, são tomados pelo espírito natalino e estão ansiosos para montar sua própria árvore de Natal. Klauss, no entanto, começa a questionar os significados de cada símbolo. O espetáculo explora a história da árvore de Natal, além de apresentar animais da nossa fauna silvestre.
— O Klauss é um menino cadeirante. Curioso, ele passa a perguntar para Anelise quais os significados de montar uma árvore? Como nasceu essa tradição? Em busca de respostas, eles pedem ajuda para Angel, uma graciosa anjinha-da-guarda. Porém, os dois pegam no sono e, enquanto dormem, uma turminha de animais surge para montar uma árvore delicada, explicando o que cada elemento representa — resume César.
Felizes com a oportunidade de participar do Sonho de Natal, César e Daiene relembram outro evento que marcou época na cidade, o Festival Bonecos Canela, que teve sua última edição realizada antes da pandemia, em 2019.
— Participamos das últimas cinco edições do festival. O teatro de bonecos tem relação estreita com a história de Canela. O Sonho de Natal mantém essa pegada mais tradicional. Participar do evento com um espetáculo educativo é muito legal. Em todos os nossos trabalhos, buscamos trazer uma mensagem para que o público entenda a origem, conheça histórias e aprenda — afirma César.
O produtor da peça é o filho do casal, Charlie Cliquet, que destaca que a proposta é trazer uma atração que encante as crianças e, ao mesmo tempo, apresente uma mensagem para a toda a família.
— É uma forma de resgatar o significado do Natal e falar sobre a natureza, a cultura e a magia dessa época, tudo em uma experiência lúdica e educativa — conta Charlie.