A ponte provisória sobre o Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, será inaugurada no dia 20 de setembro. A data foi confirmada na tarde desta terça-feira (10). O projeto é do programa da iniciativa privada Pontes do Sul e tem apoio dos municípios da Serra. Desde maio, a principal passagem entre as duas cidades, na BR-116, está fechada após a ponte ter cedido.
A concentração está marcada para as 14h e a abertura será às 15h. Os organizadores convidam grupos de ciclistas, caminhoneiros (em caminhões pequenos), motociclistas, bem como cavaleiros, jipeiros e condutores de tratores para a travessia inaugural.
Moradores das duas cidades também são convidados a participar do ato. Segundo a organização, haverá a presença de ambulância e bombeiros para garantir a segurança dos participantes.
Esta estrutura provisória, como é chamada, surge depois do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ter abandonado projeto semelhante. A autarquia federal ficou apenas com o projeto da ponte definitiva, que está em construção na BR-116 e tem previsão de conclusão para fevereiro de 2025.
O custo é de quase R$ 1,9 milhão, financiado por uma campanha promovida pela CDL Nova Petrópolis. A previsão é que a ponte tenha duas pistas, uma para cada sentido.
O programa Pontes do Sul é composto pelas empresas JB Engenharia e Alsus Infra. Os municípios também cooperam com o empréstimo do maquinário para construção das cabeceiras da passagem.